Secções
Entrar

Presidente turco ameaça arrancar cabeças aos golpistas

15 de julho de 2017 às 22:12

Erdogan propôs fazer regressar a pena de morte para castigar os promotores do golpe de Estado falhado há um ano


O presidente da Turquia ameaçou hoje fazer regressar a pena de morte para "arrancar a cabeça" aos promotores do golpe militar falhado de há um ano, pelo qual culpa o religioso Fetullah Gulen, exilado nos Estados Unidos.

1 de 11
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

"Antes de mais, vamos arrancar a cabeça desses traidores", afirmou Recep Tayyip Erdogan, que discursava perante uma multidão de dezenas de milhares de pessoas que se concentrou em Istambul para assinalar o aniversário da tentativa de golpe.

Gulen, que nega tudo, é acusado de orquestrar o golpe, que provocou confrontos em que morreram 250 pessoas e ficaram feridas mais de duas mil que resistiam aos sublevados, entre os quais também houve 35 baixas.

No local da manifestação, a Ponte dos Mártires de 15 de Julho, Erdogan afirmou que "não foi o primeiro e não será o último" golpe na Turquia e alertou que grupos terroristas vão atentar contra o país.

Por isso, afirmou que aprovaria o regresso da pena de morte ao país se o parlamento fizer uma lei para isso.

Erdogan relacionou os seguidores de Gulen com os curdos do PKK e o grupo terrorista Estado Islâmico, afirmando que servem uma causa comum.

Para os milhares de alegados golpistas feitos prisioneiros após o falhanço do golpe, defendeu que usem uniformes iguais "como em Guantanamo", aludindo à prisão militar em Cuba para onde os Estados Unidos levaram os detidos acusados de terrorismo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela