Secções
Entrar

Worten Espanha acelera digitalização e aliena 17 lojas físicas à MediaMarkt

13 de janeiro de 2021 às 17:44

A empresa adianta que, "resultado da forte aposta no canal digital, as vendas da worten.es cresceram significativamente nos últimos anos, o que veio acelerar a decisão de focar a operação na loja 'online' e nas 16 lojas físicas com maior rentabilidade".

A Worten Espanha, do grupo Sonae, anunciou esta quarta-feira que vai acelerar o projeto de digitalização naquele mercado e alienar 17 lojas físicas à MediaMarkt, por valor não revelado.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Worten Espanha salienta que "continua o seu processo de adaptação aos novos desafios do mercado, precipitados pela pandemia, e, de olhos postos no futuro, decidiu acelerar a digitalização do seu negócio naquele país, concentrando esforços no canal digital e assegurando uma rentabilidade positiva em 2021".

A empresa adianta que, "resultado da forte aposta no canal digital, as vendas da worten.es cresceram significativamente nos últimos anos, o que veio acelerar a decisão de focar a operação na loja 'online' e nas 16 lojas físicas com maior rentabilidade".

a operação 'online' em Espanha mais do que duplicou nos primeiros nove meses de 2020, segundo a empresa.

A Worten Espanha decidiu "vender 17 lojas à MediaMarkt e encerrar outras 14 lojas", sendo que "a transação com a MediaMarkt prevê ainda a transferência de 270 colaboradores, o que contribui para preservar 73% dos atuais postos de trabalho".

Ou seja, a alienação prevê a passagem para a MediaMarkt também dos colaboradores das lojas.

Com a reorganização em Espanha, a Worten mantém um volume de negócios superior a 1.000 milhões de euros e a margem EBITDA [resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações] subjacente aumentará de 5,2% (registados em 2019) para mais de 6,5%, segundo a empresa.

"No atual contexto de transformação do setor, acelerada pela atual crise pandémica, decidimos fazer mudanças estruturais, para garantir resultados operacionais positivos em Espanha em 2021", afirma o 'country manager' da Worten Espanha, José Vieira de Almeida, salientando que "esta mudança não afeta a continuidade ou independência" do negócio naquele mercado.

A partir de agora, a Worten Espanha estará concentrada "em servir os clientes da forma mais eficiente, através do 'online' e das lojas físicas que melhor se adaptam ao nosso modelo omnicanal em Espanha", referiu, citado no comunicado.

"A aquisição prevista de 17 lojas Worten em Espanha encaixa-se perfeitamente nos nossos objetivos estratégicos de ser a primeira escolha como retalhista de confiança para soluções personalizadas num mundo orientado para a tecnologia", afirmou, por sua vez, o diretor-geral da MediaMarkt Iberia, Alberto Álvarez Ayuso, citado também no comunicado.

"O acordo proposto também reflete a nossa aposta clara num compromisso com o modelo omnicanal, com 17 novas lojas para impulsionar as nossas vendas online com novos pontos de entrega e recolha de compras feitas 'online'", concluiu o responsável da MediaMarkt Iberia.

A transação aguarda a aprovação por parte da Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência espanhola e deverá concretizar-se no primeiro trimestre de 2021.

A Worten está presente em Espanha desde 2009.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela