Secções
Entrar

Trump perdoa crimes de Changpeng Zhao, o antigo CEO da Binance

Negócios 23 de outubro de 2025 às 21:56

Changpeng Zhao chegou a cumprir quatro meses de pena por crimes relacionados com lavagem de dinheiro. O perdão presidencial permite ao fundandor da Binance voltar a exercer atividades comerciais nos EUA.

A possibilidade já tinha sido levantada nos primeiros meses da presidência de Donald Trump, mas agora tornou-se realidade. O Presidente dos EUA decidiu perdoar o fundador e antigo CEO da Binance, Changpeng Zhao (conhecido como CZ), por crimes relacionados com lavagem de dinheiro - uma notícia inicialmente avançada pelo Wall Street Journal e confirmada momentos mais tarde pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.  
Changpeng Zhao ceo da binance
O perdão foi emitido na quarta-feira e segue-se a vários meses de esforços e negociações entre Zhao e a família Trump, que chegaram a abordar uma possível participação do líder norte-americano no braço norte-americano da plataforma de criptomoedas. Para já, o jornal norte-americano não refere se este perdão foi concedido como uma moeda de troca para a entrada da família Trump no capital da Binance, . Segundo Karoline Leavitt, o Presidente norte-americano simpatizou com os argumentos de que Zhao foi alvo de uma perseguição política por parte da última administração do país, liderada por Joe Biden. É com base neste fundamento que a Comissão de Valores Mobiliários norte-americana (SEC, na sigla original) tem deixado cair uma , como foi o caso da Coinbase em fevereiro e da própria Binance em maio. "A guerra da Administração Biden contra as criptomoedas acabou", enfatizou a porta-voz da Casa Branca.  Em novembro de 2023, Changpeng Zhao resignou ao cargo de CEO da plataforma, depois de se ter declarado culpado num processo de lavagem de dinheiro. O empresário chegou a servir quatro meses de prisão e foi condenado a pagar uma multa de 50 milhões de dólares. Já a Binance ficou com um encargo de 4,3 mil milhões.  Com um perdão do Presidente norte-americano, Zhao volta a poder conduzir operações comerciais nos EUA. Já para a Binance o impacto é mais simbólico, mas pode ajudar a restituir alguma da confiança perdida por parte dos consumidores no rescaldo da condenação do antigo CEO por lavagem de dinheiro em 2023. 
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela