Secções
Entrar

Tribunal americano rejeita taxa 'antidumping' aplicada à Navigator

25 de novembro de 2019 às 17:33

Empresa contestou a taxa de 37,34% calculada pelo Departamento de Comércio aplicada a papel não revestido, utilizado por exemplo para impressoras e livros, que entraram nos Estados Unidos entre agosto de 2015 e fevereiro de 2017.

O tribunal de Comércio Internacional dos Estados Unidos obrigou o Departamento de Comércio de Washington a reavaliar a taxa de imposto de 1,75% aplicada a produtos exportados de Portugal, noticiou esta segunda-feira a agência Bloomberg.

De acordo com a agência de informação financeira, a taxa 'antidumping' para importações de papel vindas de Portugal foi originalmente calculada em 37,34% para produtos da Navigator, valor entretanto alterado para 1,75%.

A Navigator contestou judicialmente a taxa de 37,34% calculada pelo Departamento de Comércio aplicada a papel não revestido, utilizado para impressoras, livros, formulários, manuais de instruções, 'flyers' ou mapas, entre outros, que entraram nos Estados Unidos entre agosto de 2015 e fevereiro de 2017.

De acordo com a Bloomberg, logo após a contestação por parte da empresa portuguesa, o Departamento de Comércio norte-americano concordou em considerar que poderia ter cometido erros na avaliação, e baixou a taxa para 1,75%.

No entanto, os produtores americanos Packaging Corp. of America e Domtar, tal como o sindicato local 'Trabalhadores do Aço Unidos', contestaram a taxa de 1,75% considerando-a demasiado baixa.

O tribunal de Comércio rejeitou agora o valor de 1,75% proposto pelo Departamento governamental, numa decisão tomada na sexta-feira, segundo a Bloomberg.

Nestes casos, o Departamento de Comércio deve explicar melhor a sua abordagem ou alterá-la, uma decisão que deverá ser conhecida no dia 20 de fevereiro de 2020.

As ações da Navigator fecharam a sessão de hoje da bolsa de Lisboa a valorizar-se 2,27% para 3,61 euros.

A Navigator anunciou na sexta-feira que António Redondo será o seu novo presidente executivo a partir de 1 de janeiro de 2020, substituindo João Castello Branco.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela