Secções
Entrar

Trabalhadores da dona da Zara na Europa protestam na "black friday". Lisboa e Viana do Castelo aderem

Negócios 21 de novembro de 2025 às 13:45

Os trabalhadores irão realizar concentrações na "black friday" reivindicando uma forma de receber parte dos lucros do grupo espanhol que detém marcas como a Zara, Pull & Bear e Massimo Dutti.

Os sindicatos que fazem parte do Comité de Empresa Europeu (CEE) da Inditex, dona da Zara, Pull & Bear e Massimo Dutti, convocaram concentrações dos trabalhadores para a próxima sexta-feira, 28 de novembro, coincidindo com a "black friday", anunciaram esta sexta-feira as organizações sindicais em comunicado. Em causa estão funcionários da empresa em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Bélgica, França e Luxemburgo. Os trabalhadores reivindicam uma fórmula para receberem uma participação nos lucros do gigante do vestuário.
Mariline Alves
As ações de protesto em Portugal irão decorrer em Lisboa e Viana do Castelo. O Comité de Empresa Europeu afirma que "existe um forte desejo de reconhecimento do esforço" dos trabalhadores "que vá para além das palavras de agradecimento" e referem que esta iniciativa é um "gesto de visibilidade" dessa reivindicação dos trabalhadores "depois de esgotadas outras vias". A administração da Inditex disse à agência noticiosa espanhola EFE que para já não irá comentar o anúncio desta iniciativa. No último exercício fiscal, que terminou a 31 de janeiro deste ano, a empresa de Amancio Ortega lucrou 5,87 mil milhões de euros, um resultado recorde e 9% acima dos valores do ano anterior. Já na primeira metade do atual exercício, os lucros cresceram apenas 0,8% em termos homólogos, cifrando-se em 2.791 milhões de euros.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela