Secções
Entrar

Sam Bankman-Fried condenado a 25 anos de prisão

Diogo Barreto 28 de março de 2024 às 15:56

Sam Bankman-Fried, fundador e ex-CEO da plataforma cripto FTX, foi condenado a uma pena de 25 anos de prisão por fraude.

Sam Bankman-Fried, fundador e ex-CEO da plataforma cripto FTX, foi condenado a uma pena de 25 anos de prisão por fraude. A procuradoria norte-americana tinha pedido entre 40 e 50 anos, enquanto a defesa argumentava que seis anos de prisão efetiva era uma pena justa.

A sentença foi proferida pelo juiz Lewis Kaplan num tribunal de Manhattan. Em novembro passado, um júri nova-iorquino considerou Sam Bankman-Fried (SBF) culpado de sete crimes, incluindo conspiração e fraude no valor de mais de oito mil milhões de dólares. Os jurados deram assim aval à acusação do Departamento de Justiça que afirma que Bankman-Fried terá transferido dinheiro dos clientes da FTX para o braço de "research" e investimento da empresa - a Alameda -, para realizar aplicações de risco, pagar doações políticas e ainda comprar imóveis caros para vários quadros da empresa e para a própria família. 

"Ele sabia que era errado. Ele sabia que era criminoso. Ele lamenta que fez uma muito má aposta sobre a probabilidade de ser apanhado. Mas ele não admite nada, porque está certo", disse o juiz sobre o antigo multi-milionário antes de proferir a sentença.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela