Secções
Entrar

OE2025: Excedente do Estado sobe para 2.836 ME até novembro

Lusa 30 de dezembro de 2025 às 15:33

Verifica-se uma melhoria de 633,9 milhões de euros, de acordo com a síntese de execução orçamental.

O Estado registou um excedente de 2.836 milhões de euros até novembro, verificando-se uma melhoria de 633,9 milhões de euros, de acordo com a síntese de execução orçamental.
Miranda Sarmento opõe-se ao fim das portagens e alerta para propostas de alteração no Orçamento do Estado para 2026 ANTÓNIO COTRIM/LUSA
"O saldo das Administrações Públicas apresentou uma melhoria de 633,9 milhões de euros", lê-se no documento esta terça-feira divulgado pela Entidade Orçamental. O saldo total atingiu assim os 2.836 milhões de euros até novembro. Para o acréscimo verificado contribuiu uma melhoria na Segurança Social (1.455,6 milhões de euros) e na Administração Local (470,5 milhões de euros). Em sentido contrário aparecem os saldos da Administração Central (-1.208,1 milhões de euros) e da Administração Regional (-84,2 milhões de euros). De acordo com a síntese, os saldos global e primário da Administração Central e da Segurança Social ascenderam, até novembro, a, respetivamente, 1.485,3 milhões de euros e 7.649 milhões de euros. "A evolução do saldo global assentou num crescimento da receita (6,7%) superior ao da despesa (6,5%)", precisou. Por sua vez, o saldo global das Administrações Regional e Local atingiu 1.350,3 milhões de euros, mais 386,4 milhões de euros face ao ano passado. Na Administração Regional, o saldo foi de -69,5 milhões de euros, um decréscimo de 84,2 milhões de euros relativamente ao período homólogo. Já na Administração Local o saldo foi de 1.419,7 milhões de euros, mais 470,5 milhões de euros face ao ano anterior. Na Administração Local apurou-se um saldo de 1.419,7 milhões de euros, superior em 470,5 milhões de euros ao montante obtido no ano anterior. Neste período, a despesa consolidada das Administrações Públicas cresceu 6,9% e a despesa primária 7,6%. Destacam-se as despesas com o pessoal, que se agravaram 8,2% devido, em grande parte, às medidas de valorização salarial. Por setor, evidencia-se a evolução no Serviço Nacional de Saúde, que reflete os efeitos associados ao novo regime da carreira de enfermagem.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela