Secções
Entrar

Groundforce deve 13 milhões à ANA. Gestora de aeroportos quer revogar licenças em Faro e Funchal

Jornal de Negócios 19 de julho de 2021 às 23:02

A ANA - Aeroportos de Portugal quer avançar com a revogação das licenças de ocupação da Groundforce devido a dívidas superiores a 13 milhões de euros. E quer atuar de forma progressiva, começando pelos aeroportos de Faro e Funchal.

A ANA - Aeroportos de Portugal quer avançar com a revogação das licença de ocupação da Groundforce pelo facto de as dívidas da empresa de 'handling' serem já superiores a 13 milhões de euros, esclarece a gestora de aeroportos, sublinhando que pretende atuar de forma progressiva e começar pelos aeroportos de Faro e Funchal.

Reuters

Aliás, a ANA já apresentou a proposta de deliberação para revogar as licenças naquelas duas infraestruturas aeroportuárias. A proposta foi enviada a 7 de julho e a gestora aeroportuária detida pela Vinci aguarda pela resposta da empresa de "handling".

"A Groundforce ocupa espaços de domínio público aeroportuário pelos quais são devidas taxas conforme legislação em vigor. A ocupação destes espaços está sujeita a licença. Devido ao não pagamento desde março de 2020, e após esgotadas todas as vias para recebimento dos valores em dívida em todos aeroportos da rede ANA, superiores a 13 milhões de euros, a ANA vê-se obrigada a tomar medidas legalmente previstas, com vista à regularização da situação", esclarece a gestora de aeroportos em comunicado.

A Groundforce é detida em 50,1% pela Pasogal e em 49,9% pelo grupo TAP, que, em 2020, passou a ser detido em 72,5% pelo Estado português.

A TAP garantiu no sábado que não tem quaisquer pagamentos em atraso à Groundforce, depois de a empresa de 'handling' ter acusado a companhia aérea de ter uma dívida de 12 milhões de euros por serviços já prestados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela