Secções
Entrar

Greve na função pública com 80% de adesão em todos os serviços

Lusa 21 de novembro de 2025 às 12:05

Os trabalhadores da administração pública protestam contra o pacote laboral apresentado pelo Governo.

A greve da função pública registava às 11:15 desta sexta-feira uma adesão de cerca de 80% em todos os serviços, indicou à Lusa o secretário-geral da Fesinap, Mário Rui.
Ricardo Ponte
"Temos 80% [de adesão] em todos os serviços da administração pública", afirmou o dirigente da Federação Nacional de Sindicatos Independentes da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (Fesinap). De acordo com Mário Rui, será feito um novo balanço a meio da tarde. "Agora, só esperamos pelas 15:00, que é a rotatividade dos turnos dos hospitais, para ver em que parâmetros é que ficamos em relação à adesão final", sustentou. A greve, que decorre com serviços mínimos, abrange trabalhadores de todas as carreiras da administração pública, gerais e especiais e está a afetar todos os setores, incluindo hospitais, escolas e instituições particulares de solidariedade social (IPSS). Os trabalhadores da administração pública protestam contra o pacote laboral apresentado pelo Governo. A retirada imediata da proposta de reforma laboral, pedir uma reunião urgente com o Governo sobre a reforma "Trabalho XXI", o fim da discriminação sindical praticada pelo executivo e participação efetiva da Fesinap nas negociações laborais são os motivos da greve, de 24 horas.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela