Secções
Entrar

Governo quer ter dentistas em todos os concelhos até 2020

18 de setembro de 2018 às 08:21

Experiência piloto de dentistas nos centros de saúde começou em 2016 em 13 estabelecimentos. Foi entretanto alargada a 63 gabinetes de saúde oral em todo o país.

Experiência piloto de dentistas nos centros de saúde começou em 2016 em 13 estabelecimentos. Foi entretanto alargada a 63 gabinetes de saúde oral em todo o país. O projeto de colocação de dentistas nos cuidados de saúde primários vai ser alargado a "várias dezenas de municípios", segundo acordos que são assinados esta terça-feira e que a Ordem do setor aplaude.

Os acordos, entre várias dezenas de municípios e as cinco administrações regionais de saúde, vão ser assinados na cerimónia "Saúde Oral para Todos" e inserem-se no projeto de ter médicos dentistas nos centros de saúde.

A experiência piloto começou em 2016 em 13 centros de saúde e foi alargada até aos atuais 63 gabinetes de saúde oral nos cuidados de saúde primários, em todo o país.

Na cerimónia de hoje, com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, será anunciada a nova "ambição do Governo" na área da saúde oral, segundo um comunicado do Ministério da Saúde divulgado na segunda-feira.

A intenção do Governo é criar pelo menos um gabinete de saúde oral por agrupamento de centros de saúde até final da legislatura, diz-se no comunicado, no qual se acrescenta que "fruto do sucesso das experiências-piloto", o Ministério "decidiu ir mais longe e renovou a sua ambição, tendo em vista a promoção da equidade e da proximidade e o aumento e a melhoria da cobertura dos cuidados de saúde oral ao nível dos cuidados de saúde primários".

A decisão do Governo merece o aplauso da Ordem dos Médicos Dentistas. O bastonário, Orlando Monteiro da Silva, disse que o envolvimento dos municípios na questão da saúde oral é uma aspiração antiga da Ordem.

"Hoje as autarquias já veem este tipo de envolvimento como fundamental, hoje isso é valorizado pelas populações", disse o bastonário a jornalistas no âmbito de uma visita a uma unidade de medicina dentária em Lisboa na segunda-feira.

Orlando Monteiro da Silva visitava o centro de saúde do Monte Pedral, em Lisboa, com a presidente da World Dental Federation (FDI), Kathryn Kell, que iniciou na segunda-feira uma visita de dois dias a Portugal para se inteirar da realidade nacional.

O bastonário salientou que há em Portugal um consenso quanto à necessidade da promoção dos cuidados se saúde oral, com vários partidos a terem "ideias semelhantes", e acrescentou que espera ver esse consenso refletido no próximo orçamento do Estado.

Kathryn Kell também participa na cerimónia de hoje, com uma intervenção sob o tema "Portugal no caminho da vanguarda internacional". Aos jornalistas, a responsável, norte-americana, já disse que a visita se destina a conhecer a realidade do país, e considerou que Portugal é um caso de sucesso que podia ser adotado por outros países no que respeita à integração dos cuidados de saúde.

Com sede em Genebra, a FDI representa mais de um milhão de dentistas de cerca de 130 países, com o objetivo de melhorar a saúde oral das populações, um grande desafio tendo em conta as diferenças entre os países, segundo a responsável.

A federação, disse também, pretende fazer um diagnóstico sobre a saúde oral em termos globais.

Além de Kathryn Kell na sessão de hoje falarão também o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, encerra a cerimónia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela