Secções
Entrar

Gasóleo volta a ficar mais caro do que a gasolina

Jornal de Negócios , Lusa 22 de agosto de 2022 às 18:20

O preço do litro de gasolina 95 baixa 2 cêntimos esta semana, para 1,818 euros, enquanto o gasóleo fica 7,5 cêntimos mais caro, com o preço por litro nos 1,867 euros.

De acordo com a informação publicada pela ERSE, para esta semana (22 a 28 de agosto) "o Preço Eficiente antes de impostos é de 1,021 Euro/l para a gasolina 95 simples e de 1,185 Euro/l para o gasóleo simples. Após impostos, o Preço Eficiente fica nos 1,818 Euro/l e nos 1,867 Euro/l, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente".

A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana entre 15 e 21 de agosto, no caso da gasolina, 1,1 cêntimos e no gasóleo 2,0 cêntimos acima do preço médio semanal determinado pela ERSE, disse a entidade.

Assim, de acordo com a informação do Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicado hoje pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) "relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 1,1 cent/l acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples e 2,0 cent/l acima no caso do gasóleo simples".

Segundo o regulador, "em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,6% acima do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,1% acima do Preço Eficiente".

O preço eficiente "é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos", explicou a ERSE.

A entidade destacou que "ainda relativamente à semana anterior", no que respeita aos preços com descontos que são preços médios publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) "a gasolina 95 simples apresentou um desvio de - 3,0% face ao Preço Eficiente e o gasóleo simples - 3,9%".

Desta forma, "em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples em - 5,5 cent/l, e para o gasóleo simples em - 6,7 cent/l abaixo dos respetivos Preços Eficientes".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela