Secções
Entrar

G7 alcança acordo para IRC mínimo de 15%

Diogo Barreto 05 de junho de 2021 às 12:52

O acordo foi descrito pelo ministro britânico Rishi Sunak como "histórico".

Os ministros das Finanças do G7 chegaram este sábado a um acordo para implementar um IRC mínimo de 15% sobre os lucros das empresas multinacionais. O anúncio foi feito pelo ministro britânico Rishi Sunak, no Twitter. É um "acordo histórico", escreveu.

Alberto Pezzali/Pool via REUTERS

"Estou encantado por anunciar que os ministros das Finanças do G7 alcançaram hoje, após anos de discussão, um acordo histórico sobre o sistema global de impostos", anunciou  o ministro das Finanças britânico. Agradecendo o trabalho dos seus homólogos, Sunak reiterou que este acordo "de significância histórica" permite adequar o sistema global de impostos ao século XXI.


Era quase certo que o G7 iria acordar uma  taxa mínima de IRC aplicada à escala mundial, mas era ainda incerto o valor da mesma. Acabou por ser decratado nos 15%.

O G7 é composto pelos EUA, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Japão.

"Se chegarmos a acordo relativamente a uma taxa mínima, isso irá pôr um ponto final na corrida para baixo que se verifica nos impostos. Um acordo que irá mudar o mundo", afirmou Olaf Scholz, o ministro das Finanças alemão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela