Secções
Entrar

Fesap diz que há serviços a propor acordos de teletrabalho que "não são sérios"

24 de julho de 2020 às 11:33

Está a haver um "aproveitamento" por parte de "alguns serviços" que estão a apresentar acordos para teletrabalho aos funcionários que "penalizam a parte mais débil da relação do trabalho, que é o trabalhador".

O dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) disse hoje que há alguns serviços do Estado a propor aos trabalhadores acordos para teletrabalho que "não são sérios" e exige que a matéria seja regulamentada.

"Não é séria a postura de alguns serviços", afirmou à Lusa o líder da Fesap, José Abraão, antes de entrar para a reunião com o secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, que hoje volta a receber as estruturas sindicais no Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, em Lisboa, para discutirem o teletrabalho.

Segundo José Abraão, está a haver um "aproveitamento" por parte de "alguns serviços" que estão a apresentar acordos para teletrabalho aos funcionários que "penalizam a parte mais débil da relação do trabalho, que é o trabalhador".

O dirigente sindical refere um acordo, sem especificar, que "tem uma cláusula em que o serviço de origem fica dispensado em disponibilizar seja o que for".

"O trabalhador tem de dispor de todas as ferramentas informáticas, bem como ter as condições de higiene e segurança" no seu posto de trabalho, seja em casa ou em outro local onde exerça funções.

"Isto não é sério e é por isso que queremos a regulamentação desta matéria, porque com acordos destes o empregador fica dispensado de tudo, passando toda a responsabilidade para o trabalhador", sublinha José Abraão.

Além da Fesap, o secretário de Estado da Administração Pública recebe hoje a Frente Sindical liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) e a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela