Secções
Entrar

CTT passam de lucros a prejuízos de 2 ME no primeiro semestre

05 de agosto de 2020 às 18:22

Nos primeiros seis meses do ano, os rendimentos operacionais ascenderam a 349,2 milhões de euros, uma redução de 1,6%, em termos homólogos.

Os CTT registaram no primeiro semestre deste ano prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019, divulgaram hoje os Correios de Portugal.

"O resultado líquido foi de -2 milhões de euros, que compara com +9 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, impactado pela evolução negativa do EBIT, parcialmente compensada pelo comportamento positivo do imposto sobre o rendimento do período", referem os CTT, em comunicado.

Nos primeiros seis meses do ano, os rendimentos operacionais ascenderam a 349,2 milhões de euros, uma redução de 1,6%, em termos homólogos, de acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os CTT referem que os rendimentos operacionais, no semestre em análise, cresceram "em todas as áreas de negócio, com exceção do correio e outros, significativamente afetado pela pandemia de covid-19".

O resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações [EBITDA] atingiu 33,4 milhões de euros, menos 28% do que um ano antes, "fortemente impactado pelo correio e outros" e o EBIT [resultado operacional] caiu 75,3% para 4,9 milhões de euros.

Os Correios referem que, no segundo trimestre, "a área de expresso e encomendas registou o valor de rendimentos mais alto de sempre e o maior EBITDA dos últimos cinco anos".

A contribuir "para os rendimentos operacionais estiveram as áreas de negócio de Banco CTT (63% acima do período homólogo do ano passado), expresso e encomendas (+16,9%) e serviços financeiros e retalho (+1,2%), levando a que a redução nos rendimentos operacionais, devido à queda do correio e outros, fosse de 1,6% face ao primeiro semestre de 2019".

"Foi com enorme responsabilidade que os CTT assumiram a missão de apoiar o funcionamento da economia neste difícil contexto para as empresas e para as pessoas, mantendo a operação a funcionar, mas garantindo a segurança de todos os trabalhadores e cumprindo todas as recomendações das autoridades", refere o presidente executivo, João Bento, citado em comunicado.

"Soubemos reagir e lançámos uma série de serviços digitais inovadores, dos quais destaco o CTT Comércio Local, o Criar Lojas Online e as Feiras e Showrooms no Dott, apoiando a transição digital das empresas, com especial ênfase nas PME, e dos pequenos comerciantes. Estas iniciativas permitiram que o segmento de expresso registasse o melhor EBITDA trimestral dos últimos cinco anos", explica o gestor.

"Durante todo período da pandemia temos vindo a reforçar as equipas de forma significativa, com mais de 800 elementos (e um acréscimo líquido superior a 400), a maioria dos quais em funções de carteiro e prosseguimos com várias iniciativas para reforçar a capacidade e melhorar a oferta, nomeadamente o reforço da frota operacional de transportes e distribuição, o desenvolvimento de novas instalações adaptadas a tráfego de maior volumetria e a continuação do plano de abertura de lojas próprias em sede de concelho, iniciativa voluntária e acelerada imediatamente após o alívio das medidas de confinamento", prossegue João Bento.

"Vamos continuar a lançar serviços inovadores, a apoiar o crescimento da economia e a reforçar a proximidade às populações, ligando pessoas e empresas, com entrega total", assevera o presidente executivo.

A área do segmento de correio "foi muito afetada pelo confinamento e pelo arrefecimento da economia desde a segunda metade do mês de março até maio, em consequência da covid-19" e esta situação "implicou a redução do horário de funcionamento das lojas dos CTT que se traduziu numa menor procura de serviços B2C", apontam os CTT.

"Também no segmento B2B [entre empresas] se verificou uma redução da atividade, com particular destaque para os setores da banca e 'utilities' [serviços básicos] e, ainda, da Administração Pública pelo encerramento ou suspensão da atividade de diversos organismos públicos e preparadores de correio", pelo que os rendimentos operacionais de correio registaram uma queda de 13,7%, para 202,8 milhões de euros.

Os rendimentos operacionais do segmento expresso e encomendas atingiram 85,1 milhões de euros no primeiro semestre de 2020, crescendo 12,3 milhões de euros (+16,9% homólogos).

Os Correios de Portugal "preveem a manutenção da dinâmica positiva das alavancas de crescimento da empresa" no pressuposto da recuperação gradual da economia e do aliviar da pandemia.

"Embora se preveja que o correio sofra quebras nas correspondências (extratos) e no correio publicitário, que deverão conduzir a uma queda de dois dígitos do tráfego de correio endereçado no exercício, espera-se um desempenho continuadamente positivo do expresso e encomendas, do Banco CTT e dos serviços financeiros", refere a empresa.

O segmento expresso e encomendas "deverá manter-se como o principal motor de crescimento, impulsionado pela continuada progressão do comércio eletrónico, em aproximação da média dos mercados desenvolvidos, e pelo contínuo aumento de quota de mercado", enquanto o Banco CTT "está suficientemente provisionado e bem capitalizado para enfrentar potenciais desafios no segundo semestre".

O segmento dos serviços financeiros, acrescenta, "beneficiarão da crescente tendência de poupança da população portuguesa, o que constitui um bom prognóstico para a colocação da dívida pública, pelo que todos, com a exceção do Correio, deverão ver os rendimentos e o EBITDA a aumentar".

Na segunda metade do ano, "serão lançadas várias iniciativas de melhoria operacional com enfoque nas margens e nos gastos", adiantam os Correios.

"A notável recuperação que se verificou no final do segundo trimestre de 2020 constitui um incentivo para o resto do exercício. Em resultado da atual dinâmica comercial de combate à súbita queda do correio, os CTT esperam atingir um crescimento nos rendimentos operacionais, impulsionado pela área de expresso e encomendas, assim como atingir um EBITDA superior a 90 milhões de euros e um EBIT de mais de 30 milhões de euros no exercício de 2020", concluem, no comunicado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela