Secções
Entrar

Coronavírus. Ryanair e easyJet caem mais de 10% em bolsa

24 de fevereiro de 2020 às 12:03

Analista explica que as companhias aéreas são "das mais vulneráveis" perante a ameaça global do coronavírus, já que muitas empresas se viram forçadas a suspender as rotas para a China.

As companhias aéreasRyanaireeasyJetestão a cair mais de 10% em bolsa perante a expansão do coronavírus para regiões como a Coreia do Sul, Itália ou Médio Oriente e o efeito económico que pode vir a ter.

Às 10:15 em Lisboa, os títulos da easyJet perdiam 12,69% e cotavam-se a 15,69 euros, enquanto as ações da Ryanair desvalorizavam-se 10,23% para 13,76 euros.

A Air France também recuava 9,01%, bem como o IAG (International Airlines Group) e a Lufthansa, que desciam respetivamente, 7,60% e 6,82%.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) já avançou na semana passada que a expansão da epidemia poderia reduzir as receitas das companhias aéreas em cerca de 29.300 milhões de dólares.

Na bolsa de Madrid, além do IAG, empresas do setor turístico também estão a ser atingidas pela expansão do Covit-19, como a Edreams (-8,32%), Meliá Hotels (-6,04%) e Amadeus (-4,31%).

O analista da XTB Joaquín Robles, citado pela Efe, afirmou que as companhias aéreas são "das mais vulneráveis" perante a ameaça global do coronavírus, já que muitas empresas se viram forçadas a suspender as rotas para a China.

"Este setor, que já estava com graves dificuldades durante os últimos anos, está perante uma situação difícil de gerir, já que é complicado prever até quando poderá estender-se esta ameaça", afirmou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela