Secções
Entrar

Atestar o carro custa quase 10% do salário médio nacional

Diogo Barreto 14 de março de 2022 às 07:43

Portugal está entre os países onde fica mais caro abastecer o depósito.

Portugal é um dos países com a maior taxa de esforço para encher o depósito do carro.De acordo com o Jornal de Notícias, para encher o depósito do carro com 50 litros de gasolina ou de gasóleo, é necessário gastar 8% do salário médio em Portugal.

Combustíveis gasóleo gasolina

O salário médio em Portugal aproxima-se dos 1.200 euros, sendo que 50 litros de combustível custam perto de 8%. 

Segundo as contas do JN, com uma taxa de esforço superior à de Portugal, só países como a Grécia, Bulgária, República Checa, Roménia, Croácia, Letónia, Lituânia e Hungria.

Se considerarmos o ordenado mínimo praticado em Portugal, a taxa de esforço aumenta consideravelmente, para cerca de 12,5%, o que corresponde a um oitavo do salário. Se necessitar de abastecer o depósito duas vezes por mês, isto implica a perda de um quarto (25%) do seu salário.

Também os impostos praticados em território português estão acima da média europeia. Portugal é o sexto país com carga fiscal mais elevada. Só a Holanda, Itália, Grécia, França e Finlândia têm uma carga fiscal mais pesada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela