Secções
Entrar

Aprovado acordo entre sindicato e consórcio Newtour/MS Aviation para a Azores Airlines

Lusa 22 de novembro de 2025 às 14:04

No contexto das negociações para a privatização da empresa.

A assembleia geral do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) aprovou a proposta de acordo entre o SNPVAC e o consórcio Newtour/MS Aviation, no contexto das negociações para a privatização da Azores Airlines.
DR
A assembleia geral de emergência do SNPVAC, que decorreu na sexta-feira, teve como único ponto da ordem de trabalhos a análise e votação da proposta de acordo entre o sindicato e o consórcio que está a negociar a privatização companhia aérea açoriana. Segundo informação enviada hoje à agência Lusa, votaram "225 associados", dos quais "119 votaram a favor, 92 votaram contra e 14 abstenções", tendo os associados "deliberado aprovar a proposta de acordo entre o SNPVAC e o consórcio Newtour/MS Aviation". Na quinta-feira, o consórcio Newtour/MS Aviation insistiu que só vai apresentar uma proposta pela Azores Airlines se chegar a um entendimento com os trabalhadores, tendo apelado ao pessoal de cabine para compreender que a "responsabilidade exige realismo". Numa carta aberta dirigida ao pessoal de cabine da Azores Airlines, a que a agência Lusa teve acesso, o consórcio lamenta que as reuniões com o SNPVAC não tenham decorrido com o "espírito de quem deseja uma negociação efetiva", apelando à responsabilidade dos trabalhadores. "É por isso que dirigimos esta carta aberta ao pessoal de cabine. É o vosso futuro que está em causa e é fundamental que nos digam que caminho desejam para a Azores Airlines. Do nosso lado, mantemos a convicção de que só a convergência permite delinear um trajeto que conduza à sustentabilidade da empresa", escreve o consórcio. O Newtour/MS Aviation, que tem até segunda-feira para apresentar uma proposta pela companhia aérea, considera que a "postura dos dirigentes sindicais, além de condicionada por pressupostos ideológicos, foi de bloqueio a um acordo", apesar de os funcionários terem "manifestado abertura ao compromisso". O Newtour/MS Aviation lembra que o diálogo com Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) "decorreu com seriedade e sentido de responsabilidade", culminando com a aprovação da proposta apresentada pelo consórcio. Segundo o consórcio, a proposta apresentada ao pessoal de cabine "não é igual, nem poderia ser" à dos pilotos, já que cada profissão tem as suas "especificidades", mas apresenta o "mesmo racional". Em 09 de novembro, o SPAC revelou à agência Lusa que foi aprovado na Assembleia de Empresa da Azores Airlines, com 75% dos votos, o acordo negociado entre a direção do SPAC e o consórcio Newtour/MS Aviation. A privatização da Azores Airlines (empresa do grupo SATA que opera do arquipélago dos Açores para o exterior) está a ser negociada com o consórcio Newtour/MS Aviation, tendo o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) admitido a possibilidade de uma negociação particular ou o encerramento da companhia, caso não seja possível alcançar um acordo.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela