Secções
Entrar

Anacom multa Vodafone e Meo por cobrarem várias vezes desbloqueamentos

24 de março de 2018 às 16:28

Coima chegou 120 mil euros.

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) multou as operadoras Vodafone e Meo em 70 mil e 50 mil euros, respectivamente, por terem cobrado várias vezes a prestação do serviço de desbloqueamento de equipamentos após fidelização.

1 de 4

Numa informação publicada no seu 'site', relativa à sua "função fiscalizadora e sancionadora", a Anacom considerou provado que a Vodafone "cobrou, por dez vezes, valores pela prestação do serviço de desbloqueamento de equipamentos para acesso a serviços de comunicações electrónicas findo o período de fidelização contratual, [...] o que consubstancia a prática de dez contra-ordenações".

No caso da Meo, provou-se que esta operadora "cobrou por seis vezes" tais valores, o que corresponde à "prática de seis contra-ordenações".

Enquanto a Vodafone "não procedeu ao desbloqueamento de um equipamento no prazo máximo de cinco dias a contar do dia em que o utente solicitou a sua realização", a Meo "não assegurou as operações necessárias ao desbloqueamento de um equipamento", explica a Anacom, indicando que, em ambos os casos, as obrigações legais foram violadas "com negligência".

Também em ambos os casos, de acordo com o regulador das telecomunicações, as operadoras não disponibilizaram "informações adequadas sobre os termos e condições habituais em matéria de acesso e utilização dos serviços que prestam aos utilizadores finais e aos consumidores, explicitando, detalhadamente, os seus preços e demais encargos, nomeadamente sobre períodos contratuais mínimos".

Estes comportamentos constituem "incumprimento com dolo" da lei, adianta a Anacom.

Estas coimas (de 70 mil e de 50 mil euros) foram aplicadas às duas operadoras no início deste mês, estando a decorrer o prazo para interposição de recurso da decisão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela