Secções
Entrar

Portugal conhece adversários no apuramento para o Mundial no Qatar

07 de dezembro de 2020 às 08:56

Como 5.º classificado do ranking da FIFA, Portugal está no pote 1 e vai evitar "tubarões". Suíça, Polónia e Áustria, no pote 2, são os adversários a evitar.

Portugal conhece hoje os adversários na qualificação para o Mundial de futebol no Qatar, em 2022, com a seleção a evitar Bélgica, França, Inglaterra, Espanha, Itália, Croácia, Dinamarca, Alemanha e Países Baixos.

O último 'ranking' da FIFA, em que a seleção das 'quinas' é quinta classificada, permite evitar na qualificação europeia os mais bem posicionados, todos no pote 1, mas Suíça, Polónia e Áustria, no pote 2, podem calhar a Portugal.

No sorteio, em Zurique, na Suíça, sem representantes das federações devido à pandemia da covid-19, as 55 seleções serão distribuídas em seis potes, e sorteadas em cinco grupos com seis equipas cada, e em outros cinco com cinco seleções.

O vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar os 'play-offs' de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para o Mundial2022 ou para os 'play-offs'.

Destas 12 equipas presentes nos 'play-offs', que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no Mundial2022. A qualificação decorrerá entre março e novembro de 2021, e os 'play offs' já em março de 2022.

O Mundial no Qatar decorrerá fora do habitual período entre junho e julho, devido ao forte calor naquele país, com a competição de 2022 a estar prevista para as datas entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

Portugal esteve em sete Campeonatos do Mundo, competição em que marca presença de forma consecutiva desde 2002, na Coreia do Sul e Japão, e depois na Alemanha (2006), África do Sul (2010), Brasil (2014) e Rússia (2018).

Antes, a 'equipa das quinas' teve a sua estreia no Mundial de 1966, em Inglaterra, onde alcançou a sua melhor classificação, sendo terceira, e voltou a estar presente em 1986, no México.

O sorteio de hoje tem início às 18:00 locais (17:00 em Lisboa).

- Configuração dos potes no sorteio da fase de qualificação europeia para o Mundial2022:

Pote 1: Bélgica, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Dinamarca, Alemanha e Países Baixos.

Pote 2: Suíça, País da Gales, Polónia, Suécia, Áustria, Ucrânia, Sérvia, Turquia, Eslováquia e Roménia.

Pote 3: Rússia, Hungria, República da Irlanda, República Checa, Noruega, Irlanda do Norte, Islândia, Escócia, Grécia e Finlândia.

Pote 4: Bósnia-Herzegovina, Eslovénia, Montenegro, Macedónia do Norte, Albânia, Bulgária, Israel, Bielorrússia, Geórgia e Luxemburgo.

Pote 5: Arménia, Chipre, Ilhas Faroé, Azerbaijão, Estónia, Kosovo, Cazaquistão, Lituânia, Letónia e Andorra.

Pote 6: Malta, Moldávia, Liechtenstein, Gibraltar e San Marino.

RPM (AJC/MO) // NFO

Lusa/Fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela