Secções
Entrar

Novos desenvolvimentos negam suspensão de Blatter

07 de outubro de 2015 às 21:19

Caso de escândalo da FIFA continua a dar que falar, e depois da imprensa britânica afirmar que o presidente da FIFA havia sido suspenso por 90 dias, surgem agora informações que negam a concretização do castigo

O Comité de Ética da FIFA continua a analisar os casos de Joseph Blatter e do francês Michel Platini, presidente da UEFA, implicados numa investigação sobre corrupção, mas sem transmitir qualquer informação.


Ao final do dia, foi avançada a informação de que teria sido recomendada uma suspensão provisória de 90 dias a Blatter, através de Klaus Stoehlker, antigo conselheiro do ainda líder da FIFA, mas a mesma foi negada mais tarde por uma fonte próxima do suíço.


"Estive com o presidente Blatter há 30 minutos e não nos chegou qualquer comunicação desse tipo", disse aquela fonte à AFP, enquanto um porta-voz do comité recusou-se a prestar qualquer comentário.


O comité da FIFA está a analisar desde segunda-feira os casos de Joseph Blatter e de Michel Platini, num encontro que deverá durar até sexta-feira e durante o qual também será examinado um inquérito ao sul-coreano Chung Mong-Joon, candidato à presidência da FIFA.


A 26 de Setembro, o Ministério Público suíço instaurou um processo criminal contra Joseph Blatter, presidente demissionário da FIFA, e implicou Michel Platini, líder da UEFA, no escândalo de corrupção que está a abalar o organismo que tutela o futebol mundial.


Na terça-feira, Chung Mong-Joon disse estar a ser vítima de "inquérito injusto", instaurado pelo Comité de Ética a pedido de Joseph Blatter.


A FIFA foi abalada por um escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Blatter, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou a acusações a 14 dirigentes e ex-dirigentes.


No início de Junho, Blatter apresentou a demissão, abrindo o caminho para novas eleições, marcadas para 26 de Fevereiro.


Além de Platini, são também candidatos à presidência da FIFA o príncipe jordano Ali bin Al Hussein, antigo vice-presidente da FIFA, o sul-coreano Chung Mong-Joon, também antigo vice-presidente da FIFA, e o ex-futebolista brasileiro Zico.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela