Secções
Entrar

Marquez vence título Mundial de Moto GP

16 de outubro de 2016 às 12:26

Ao título conquistado hoje, Marquez junta os troféus erguidos em 2013 e 2014, mais outros dois nas outras duas categorias: 125cc, hoje Moto3 (2010), e Moto2 (2012)

O espanhol Marc Marquez (Honda) garantiu hoje o quinto título mundial de motociclismo de velocidade, o terceiro na principal categoria, o MotoGP, depois de vencer o Grande Prémio do Japão, 15.ª prova do campeonato.

Marquez, de 23 anos, superou o italiano Andrea Dovizioso (Ducati) e o compatriota Maverick Vinales (Suzuki), que completaram o pódio, numa corrida que também ficou marcada pelos despistes de dois perseguidores do novo campeão mundial: o italiano Valentino Rossi e o também espanhol Jorge Lorenzo.

Ao título conquistado hoje, Marquez junta os troféus erguidos em 2013 e 2014, mais outros dois nas outras duas categorias: 125cc, hoje Moto3 (2010), e Moto2 (2012).

O piloto catalão acabou por beneficiar dos abandonos dos dois grandes concorrentes na corrida ao título, ambos da Yamaha, permitindo-lhe gerir com mais serenidade a corrida na pista nipónica.

"Quando vi [Valentino] Rossi no chão, acelerei para ganhar a corrida", explicou, no final, Marc Marquez, que depois confessou ter ficado "atordoado" com a queda do outro rival da Yamaha.

Marquez resolveu a questão do título quando faltam ainda três provas para encerrar o Mundial de 2016: Austrália, Malásia e Comunidade de Valência, Espanha).

Em Moto2, e com a ausência de Miguel Oliveira, que ainda não recuperou da fratura numa clavícula, venceu o suíço Thomas Luthi (Kalex), somando a terceira vitória neste Mundial, depois das alcançadas no Qatar e na Grã-Bretanha.

O francês Johann Zarco terminou em segundo e reforçou a liderança no Mundial da categoria, enquanto o italiano Franco Morbideli fechou o pódio.

Zarco soma agora 222 pontos, mais 21 que o espanhol Alex Rins, que não foi além do 20.º lugar.

Finalmente, em Moto3, categoria em que Miguel Oliveira foi vice-campeão em 2015, venceu o italiano Enea Bastianini (Honda).

O jovem, de 18 anos, somou o segundo triunfo da carreira, o primeiro desta época, superando em 17 milésimos de segundo o sul-africano Brad Binder (KTM), que há assegurou o título mundial.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela