Secções
Entrar

Lando Norris conquista primeira 'pole position' da temporada de Fórmula 1

Lusa 15 de março de 2025 às 13:06

Piloto britânico bateu o companheiro de equipa, o australiano Oscar Piastri (McLaren) por 0,084 segundos.

O piloto britânico Lando Norris (McLaren) conquistou hoje a primeira 'pole position' da temporada de Fórmula 1 ao ser o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Austrália, em Melbourne.

REUTERS/Mark Peterson

Norris, que sairá do primeiro lugar da grelha pela 10.ª vez na carreira, bateu o companheiro de equipa, o australiano Oscar Piastri (McLaren) por 0,084 segundos, com o neerlandês Max Verstappen (Red Bull) a ficar em terceiro, a 0,385 segundos.

"É um grande início de temporada", frisou Norris, que em 2024 foi quem desafiou a hegemonia de Verstappen no campeonato.

O piloto britânico foi o mais rápido com o piso seco mas a corrida de domingo poderá ser disputada com chuva.

"Não penso nisso. Sabemos que o Max é muito rápido com chuva e teremos coisas que aprender", sublinhou o piloto britânico, que ficou sob pressão com a possibilidade de ver a melhor volta anulada, após ter recebido um aviso por exceder os limites de pista.

Ao lado de Norris na grelha estará o companheiro de equipa, que joga em casa, e que servirá de tampão ao campeão mundial em título, Verstappen.

"Foi complicado para todos mas estou contente por sair da primeira linha", frisou Piastri.

Os dois McLaren começam a temporada como terminaram a anterior, a dominar as operações. Lando Norris disparou na última volta da qualificação, batendo Max Verstappen por mais de três décimas de segundo e batendo o próprio recorde do circuito australiano.

É a 10.ª 'pole position' para o britânico, que já tinha fechado a temporada anterior a sair do primeiro lugar da grelha de partida.

Max Verstappen conseguiu dar alguma luta mas espera pela chuva para poder equilibrar as operações.

"Com o piso molhado acontecem coisas loucas mas estamos todos nas mesmas condições", sublinhou.

A surpresa da qualificação foi o quinto lugar conquistado pelo japonês Yuki Tsunoda (Racing Bulls) enquanto o britânico Lewis Hamilton não foi além do oitavo lugar na sua estreia pela Ferrari, atrás do companheiro de equipa, o monegasco Charles Leclerc, que foi sétimo.

O espanhol Carlos Sainz, que se estreia com a Williams depois de perder o lugar na Ferrari para Hamilton, fechou o lote dos dez primeiros da grelha de partida.

A McLaren já tinha dominado os treinos livres da manhã, mas com Oscar Piastri a registar o melhor tempo, batendo o britânico George Russell (Mercedes) e Max Verstappen, que já fora terceiro na primeira sessão do dia.

O Grande Prémio da Austrália é a prova de abertura do Campeonato do Mundo.

Max Verstappen é o campeão em título há quatro temporadas consecutivas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela