Secções
Entrar

Fernando Santos distinguido com "honoris causa" da UTAD

18 de novembro de 2016 às 13:41

O treinador reconheceu que foi a conquista do Campeonato da Europa de Futebol em 2016 que mais contribuiu para a distinção, apesar de todo o percurso que já fez como treinador

Fernando Santos foi distinguido esta sexta-feira com o doutoramento "honoris causa" atribuído pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O seleccionador de Portugal admitiu, no entanto, que teve alguma dificuldade em aceitar o grau. 

"Foi difícil, sinceramente, porque nada me ligava a Vila Real, não entendia muito bem o porquê, mas depois de tanta explicação, e de muito me procurarem convencer, decidi aceitar, com muita honra e muito prazer, e por isso aqui estou presente", afirmou Fernando Santos.

O treinador reconheceu que foi a conquista do Campeonato da Europa de Futebol em 2016 que mais contribuiu para a distinção, apesar de todo o percurso que já fez como treinador. "Muitos podem pensar que foi sorte ou milagre, sim, sorte e milagre existem, mas dão muito trabalho para se conseguirem", frisou.

Veja aqui as imagens da cerimónia:

1 de 5


"O meu conhecimento do futebol vem do talento que Deus me deu para entender o jogo e da prática de muitos anos, portanto é empírico, e que se foi consolidando e crescendo com a aquisição de conhecimentos científicos através, do estudo, mas principalmente da aprendizagem com muitos que comigo trabalharam", afirmou ainda.

Fernando Santos formou-se em engenharia técnica de Electrónica e Telecomunicações em 1977 e, pelo meio da sua carreira profissional, geriu um hotel no Estoril durante 17 anos, um trabalho que disse que o ensinou a "gerir e liderar pessoas".

O reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, frisou que esta foi "uma homenagem justa e mais que justificada". "A outorga do "honoris causa" a Fernando Santos sublinha na sua pessoa o papel do desporto enquanto factor de agregação e inclusão social. A universidade entendeu, desta forma, homenagear uma ilustre figura nacional pelos seus princípios ao serviço do desenvolvimento harmonioso do homem e de uma sociedade preocupada com a preservação da dignidade humana", salientou

Fontainhas Fernandes afirmou ainda que esta distinção "é um acto que enaltece os princípios do desporto" e significa o "reconhecimento da importância desta área de saber" na UTAD.

Fernando Santos tornou-se assim o 10.º doutor "honoris causa" da universidade transmontana, passando, segundo o reitor, a "estar ligado para sempre à história desta universidade".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela