Secções
Entrar

Covid-19: Governo italiano quer Serie A parada e jogos com público só com vacina

14 de abril de 2020 às 14:42

Subsecretária do ministério da saúde italiano diz que debate do regresso do futebol "não é uma prioridade".

O governo italiano afirmou, esta terça-feira, que, neste momento, o regresso da Serie A de futebol não é prioritário para o país e avançou que os estádios só deverão voltar a estar cheios quando existir uma vacina para o novo coronavírus.

"Vejo o regresso do futebol muito difícil e penso que esse debate não é, neste momento, uma prioridade. Mesmo com jogos à porta fechada, penso que no próximo mês o futebol não deve voltar. E, com isso, também penso que nada de catastrófico acontecerá ao futebol. Só voltaremos a ver estádios cheios quando existir total segurança e quando existir uma vacina", afirmou a subsecretária do ministério da saúde italiano, Sandra Zampa, em declarações à RaiNews24.

A Liga italiana está parada desde o início de março, devido à pandemia de covid-19, assim como o futebol em quase todo o mundo, incluindo Portugal.

Na semana passada, o organismo responsável pela organização da Serie A disse estar "a seguir a evolução da situação e em estreita coordenação" com a UEFA, Federação italiana de futebol e Associação de Clubes Europeus (ECA) e reforçou que a competição apenas será retomada "quando as condições de saúde pública e o governo assim o permitirem".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, cerca de 402 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 973 mil infetados e mais de 81 mil mortos, é o que regista o maior número de casos, e a Itália é o segundo país do mundo com mais vítimas mortais, contando 20.465 óbitos e mais de 159 mil casos confirmados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela