Secções
Entrar

Benfica e Sporting empatam em Alvalade

22 de abril de 2017 às 22:27

Benfica empata em Alvalade e dá um passo muito importante rumo ao tetracampeonato


O Benfica e o Sporting empataram em Alvalade, tornando as águias líderes isoladas e eliminando as ténues esperanças leoninas de conquistar o campeonato. Desta feita, a quatro jornadas do fim, o Benfica continua líder, com mais quatro pontos do que o FC Porto, que joga no domingo com o Feirense. O Sporting está no terceiro lugar, com 64 pontos. 

1 de 19
Foto: MIGUEL A. LOPES
Foto: MIGUEL A. LOPES
Foto: MIGUEL A. LOPES
Foto: MIGUEL A. LOPES
Foto: Paulo Calado
Foto: Bruno Colaço
Foto: Bruno Colaço
Foto: Bruno Colaço
Foto: Miguel Barreira

Num jogo intenso e bem disputado mas com poucas oportunidades de golo, uma grande penalidade do 'capitão' leonino Adrien Silva, aos cinco minutos, e um golo de livre directo do sueco Victor Lindelof, aos 66, fizeram mexer o marcador num 'dérbi' que era apontado como decisivo para as contas do título.

O tricampeão Benfica passa, assim, a somar 72 pontos, mais quatro que o FC Porto, que joga no domingo com o Feirense, e mais oito que o Sporting, que interrompeu uma série de cinco vitórias consecutivas.

Em Alvalade, os 'eternos rivais' disputaram o duelo 300 entre si, numa partida acesa na qual os homens da casa entraram melhor, aproveitando para chegar à vantagem num erro de Ederson, que cometeu falta sobre Bas Dost.

O Benfica reequilibrou, depois, a partida, estando por cima do jogo até ao golo, ainda que o avançado holandês dos 'leões' tenha tido, pouco antes do empate, uma oportunidade soberana para fazer o 2-0.

Depois do 1-1, os 'verde e brancos' procuraram o 2-1 para encurtar distâncias para o rival, que estava em risco de deixar a liderança à mercê dos 'dragões', mas o empate acabou por imperar no final do jogo.

A partida ficou ainda marcada pelas homenagens e pelo minuto de silêncio guardado em memória do adepto italiano atropelado mortalmente esta madrugada junto ao estádio da Luz, depois das manifestações de pesar de Sporting, Fiorentina, Benfica e outras entidades, mas também da troca de acusações entre Bruno de Carvalho e Luís Filipe Vieira.

No Funchal, o Marítimo venceu o Belenenses por 3-0 e 'estragou' a estreia de Domingos Paciência no comando técnico dos lisboetas, com um 'bis' do brasileiro Raúl Silva (09 e 59 minutos) e outro do guineense Keita (76).

O resultado deixa os insulares no sexto lugar, com 47 pontos, enquanto o Belenenses somou o sexto desaire consecutivo e continuam no 12.º lugar com 32 pontos.

O Estoril-Praia bateu em casa o Vitória de Setúbal por igual resultado, com golos de Kléber, de grande penalidade (12 minutos), Carlinhos (41) e Eduardo (82), passando a somar 31 pontos e provisoriamente no 14.º lugar, enquanto os 'sadinos' continuam o campeonato tranquilo no 10.º posto, com 35.

No jogo entre os dois últimos classificados, o Tondela venceu o Nacional por 2-0 e deixou a lanterna-vermelha para os insulares, que somam 20 pontos, menos três que o adversário de hoje.

Os viseenses chegaram ao segundo triunfo consecutivo com golos de Jaílson, de grande penalidade aos 63 minutos, e de Osório, aos 76, passando a somar 23 pontos, a um do Moreirense, primeiro clube acima da 'linha de água' no 16.º posto e que na segunda-feira recebe o Desportivo de Chaves (oitavo).

No domingo, o FC Porto recebe o Feirense pelas 20:15 em busca de encurtar a diferença para os 'encarnados' para apenas um ponto, enquanto a luta pelo quarto lugar se joga no Paços de Ferreira-Braga (16:00) e no Vitória de Guimarães-Boavista (18:00).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela