Barcelona empata com Las Palmas e Atlético fica a cinco pontos
Os dois clubes vão defrontar-se no próximo fim de semana.
O FC Barcelona empatou esta quinta-feira 1-1 no reduto do Las Palmas, o terceiro nos últimos cinco jogos, e ficou com apenas cinco pontos de vantagem na liderança da liga espanhola de futebol sobre o Atlético de Madrid.
Em embate da ronda 26, a formação catalã adiantou-se aos 21 minutos, num livre directo superiormente apontado pelo argentino Lionel Messi, mas, pouco após o intervalo, aos 48, o também argentino Jonathan Calleri empatou, num penálti polémico.
Com quase toda a segunda parte pela frente, o Barça, apesar de quase sempre por cima, não conseguiu voltar ao comando do marcador, pelo que, em cinco jornadas, o seu avanço para os "colchoneros" caiu de 11 para cinco pontos.
As boas notícias para os catalães foram a manutenção da invencibilidade (20 vitórias e seis empates) e o facto de o avançado uruguaio Luís Suárez não ter visto o cartão amarelo, que o colocaria fora da recepção ao conjunto madrileno, no domingo.
Por seu lado, Messi reforçou a liderança dos marcadores, passando a contar 23 golos, no dia em que cumpriu o seu 800º encontro como profissional (desde 2003/04), contando jogos oficiais pela equipa principal, B e C do FC Barcelona e ainda pelas selecções principal, olímpica e de sub-20 da Argentina.
O primeiro encontro esta quinta-feira realizado terminou igualmente empatado, mas a zero, em Sevilha, entre o Betis (nono, com 37 pontos) e a Real Sociedad (15ª, com 30), equipa em que o português Kévin Rodrigues não saiu do banco.
A fechar a ronda, em Vitória, o Alavés venceu em casa o Levante por 1-0, graças a um golo de Victor Laguardia, em cima dos 90 minutos.
A equipa da casa chegou ao triunfo sobre o final, depois de não ter aproveitado a vantagem numérica que teve dos 29 (vermelho directo para Chema) aos 77 minutos (Munir expulso por acumulação de amarelos) e um penálti, falhado por Manu Garcia, aos 32.
Com este resultado, o Alavés passou a contar 31 pontos, fugindo aos lugares de despromoção, enquanto o Levante foi apanhado no 17.º lugar pelo Las Palmas, somando ambos 20.
Na quarta-feira, destaque para o Atlético de Madrid, que goleou em casa o Leganés por 4-0, com um póquer do francês Antoine Griezmann, e, na terça-feira, para o Real Madrid, que sofreu a quinta derrota, ao perder por 1-0 em Barcelona, com o Espanyol.
Edições do Dia
Boas leituras!