Secções
Entrar

Atletas portugueses querem abrir caminho para jovens no futuro

27 de fevereiro de 2018 às 16:25

Os atletas nacionais a competir em PyeongChang 2018 esperam poder inspirar as próximas gerações de atletas.


1 de 6

Arthur Hanse e Kequyen Lam disseram hoje que querem ser um exemplo para que os jovens portugueses comecem a praticar desportos de inverno, depois de terem participado nos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang2018.

À chegada a Lisboa, depois de, na Coreia do Sul, ter estado pela segunda vez em Jogos Olímpicos, Arhtur Hanse, que nasceu em França, salientou o 38.º lugar no slalom, depois de ter sido 66.º no slalom gigante.

"Antes do gigante, na minha primeira corrida dos Jogos em PyeongChang, estava um pouco ansioso e o resultado não foi mau. Honestamente, estava muito bem preparado para o slalom e penso que o meu resultado vai abrir o caminho para os jovens no futuro, porque é muito importante para Portugal estar presente nos Jogos Olímpicos de Inverno e o top-40 é incrível", assumiu.

Garantindo que "o top-50 estava ao alcance, mas o top-30 era um sonho", Hanse admitiu que ficou, logo após o slalom, "um pouco triste", mas assumiu que hoje está "muito contente" e com "um grande orgulho" da sua presença na Coreia do Sul.

Estreante em Jogos Olímpicos, Kequyen Lam, filho de pais chineses e que nasceu em Macau quando ainda era um território português, garantiu que esta "não será a última" presença no evento.

"Foi uma experiência realmente maravilhosa e, quando estamos lá, queremos mais. Querer mais é criar um legado para as novas gerações. É um evento fantástico", disse.

Apesar de viver no Canadá, Kequyen Lam, 113.º nos 15km estilo livre de esqui de fundo, diz estar "a cem por cento" com Portugal e aponta já aos próximos Jogos de Inverno.

"Vamos ter o maior número de atletas e de disciplinas em Pequim2022", afirmou o atleta, que foi porta-estandarte na cerimónia de abertura.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela