Secções
Entrar

O Festival dos Canais volta a animar Aveiro

09 de julho de 2025 às 17:06

Decorre de 16 a 20 de julho e conta com Carolina Deslandes com Pedro Abrunhosa e Agir, Dino D’Santiago e Capitão Fausto

A 10.ª edição do festival, voltará a encher Aveiro de música, teatro, dança, novo circo, instalações artísticas, gastronomia, atividades para crianças e outras propostas que prometem transformar o quotidiano da cidade, com entrada gratuita.

1 de 2

Para José Pina, diretor do festival, esta edição volta a reunir as caraterísticas que têm feito do evento um sucesso desde que foi criado: "Voltamos a contar com vários projetos nos canais, conteúdos que dialogam com o território, propostas em que a inclusão e a participação das comunidades têm um papel fundamental, áreas dedicadas ao público infantil e estreias, tanto absolutas como nacionais, com artistas locais, nacionais e internacionais, numa conjugação permanente entre o artístico e o lúdico".

Noutras áreas artísticas, a programação inclui um grande espetáculo aéreo concebido pela companhia belga Theatre Tol por encomenda do Festival dos Canais, numa fusão de símbolos tradicionais com linguagens contemporâneas. Também por encomenda, a criação Sentido de Unidade resulta da fusão de duas companhias que já proporcionaram momentos marcantes na história do Festival dos Canais: DUNDU e Worldbeaters, que se juntam para a apresentação de um projeto que celebra as dez edições.

A premiada coreógrafa britânica Jeanefer Jean-Charles apresenta o seu novo espetáculo, Patois, em torno de um dialeto em desaparição. Já o espetáculo The Weight of Water, da companhia Panama Pictures, fará uma reflexão sobre os tempos atuais e a relação com o meio ambiente, sendo apresentado sobre a água. Conte-se ainda com Passionately Defiant, de Joe Powell-Main, o primeiro bailarino em cadeira de rodas a atuar com o Royal Ballet, assim como as presenças de Federico Menini e Pedro Tochas, entre outros.

Castelo dos Fantasmas, da Red Cloud Teatro de Marionetas, verde/claro, de Rui Queiroz de Matos, e Molhos, da companhia Kopinxas serão as criações que pela primeira vez poderão ser conhecidas pelo público. O Festival dos Canais volta a ter uma forte dimensão visual e nesse campo o destaque vai para uma intervenção de Olivier Grossetête, que apresentará uma instalação monumental. No âmbito do programa comunitário Creart 3.0, serão ainda apresentadas obras dos artistas Kristaps Priede e Hristina Zafirovska, criadas na sequência de residências artísticas em Aveiro.

Ainda no âmbito do conceito de residências artísticas e na ligação com o Festival PRISMA / Art Light&Tech, o evento terá duas criações projetadas em edifícios marcantes da paisagem aveirense, a Antiga Capitania e o ATLAS Aveiro, e uma obra de grandes dimensões em espaço público pelos artistas Julie Tampierova, Jakub Nosek e Viktor Frešo.

A Sala de eStar, que transforma a Praça da República num espaço doméstico, e a Funky Beach, uma praia em plena cidade. Ambos serão pontos de encontro ideais, com serviço de bar, concertos e DJs. As crianças e as famílias voltarão a ser brindadas com diversas propostas, tendo para isso o espaço Jardim das Brincadeiras, um recinto acolhedor, divertido e repleto de atividades inventivas.

Tal como nas edições dos últimos anos, o Festival dos Canais receberá um pop-up do Chefs On Fire, evento gastronómico que convida chefs de renome a cozinhar em fogo lento, celebrando as origens da cozinha. Doze chefs irão apresentar as suas criações, entre 18 e 20 de julho, ao almoço e ao jantar, em momentos que irão incluir concertos de vários músicos reconhecidos, a revelar brevemente. Agenda disponível aqui: https://mab.to/t/XkV6XzfeJle/eu1

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela