Secções
Entrar

Liderar, o novo livro de Carolina Afonso e Sandra Alvarez

08 de março de 2024 às 12:05

A publicação desvenda o percurso de ambas como líderes e revela as camadas da liderança do século XXI.

Com prefácio de Bruce Craven, Liderar apresenta os conselhos e as reflexões de Carolina Afonso e Sandra Alvarez sobre a liderança no presente e no futuro, a pertinência de ter objetivos, a gestão de prioridades e de tempo, o valor da automotivação, o desafio de gerir pessoas, entre outros temas.

 

A LeYa/ Casa das Letras apresenta Liderar, o novo livro de Carolina Afonso e Sandra Alvarez. Com prefácio de Bruce Craven, Professor na Universidade de Columbia, Liderar foi lançado no dia 26 de fevereiro, em Lisboa, e contou com apresentação de Martim Sousa Tavares e Marta Leite Castro. A obra será apresentada no Algarve, no dia 9 de março, às 17h00, na FNAC FARO, por Carla Machado, Professora na Universidade do Algarve, e André Badalo, realizador de cinema.

 

Assistimos a uma transformação evidente no conceito de liderança, quer aplicado ao mundo empresarial quer à vida pessoal. Uma mudança com efeitos profundos na forma como os líderes do nosso tempo desempenham as funções profissionais e se movimentam nas vidas pessoais. Como gerir vida pessoal, carreira e criar valor?

 

Neste livro, de forma genuína e próxima, Carolina Afonso e Sandra Alvarez desvendam o percurso de ambas como líderes, revelam as camadas da liderança do século XXI, incitam-nos a explorar a liderança como um catalisador de mudanças, tanto no domínio profissional como na vida pessoal, e oferecem-nos competências para cada um se liderar a si mesmo rumo a uma vida mais gratificante.

 

«A liderança é uma variável necessária para o sucesso, tanto na vida profissional quanto na nossa vida pessoal. Este livro oferece testemunhos da experiência das autoras que o ajudarão a construir a liderança na sua vida.» Afirma Bruce Craven, Professor na Columbia Business School, Universidade de Columbia, no prefácio de Liderar.

 

Liderar oferece um olhar realista e imperfeito sobre o que é ser líder, hoje e no futuro, que transcende os corredores corporativos e invade a vida pessoal de forma integral e equilibrada. Para isso, as autoras propõem reflexões sobre a diferença entre ser e sentir-se líder, as principais caraterísticas destes, a pertinência de ter objetivos, a gestão de prioridades e de tempo, o valor da automotivação, o desafio de gerir pessoas e o papel do feedback, a importância de concretizar, as responsabilidades de um líder ou o compromisso deste com a sociedade, trabalhando uma postura de give back.

 

Longe da conceção do líder intocável e distante, as autoras partilham as próprias experiências, permeadas de triunfos e desafios, retratando uma liderança feita de pessoas reais, expostas a

dúvidas, receios e falhas, mas igualmente capazes de fazer escolhas, aprender, crescer e inspirar. Mostrando como ser líder está ao alcance de quem se queira nisso empenhar.

 

Carolina Afonso é CEO do Gato Preto e Professora no ISEG/Universidade de Lisboa. Com mais de 18 anos de experiência profissional, o seu percurso começou na AICEP, nos Países Baixos. Passou por empresas como a L’óreal, BNP Paribas, Câmara de Comércio Britânica e Listopsis/Toshiba. Em 2008, assume funções como diretora de marketing da ASUS, transitando depois para a Konica Minolta como diretora de marketing e membro do Board. Em 2021 assume funções como CMO do Gato Preto e, em 2022, a liderança da empresa em Portugal e Espanha.

 

Tem doutoramento pela Universidade Complutense de Madrid, mestrado em Marketing pelo ISEG e licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Foi distinguida pela Forbes com uma das mulheres mais influentes nos negócios em Portugal. Tem dois filhos, o Gonçalo e o Artur, e é apaixonada pela Fuzeta, no Algarve, de onde é natural.

 

Sandra Alvarez é Diretora-Geral da PHD, agência de meios do Grupo de Comunicação Mundial Omnicom. Tem quatro filhos e mais de 25 anos de experiência profissional nas áreas de gestão, marketing, comunicação, comercial, publicidade e media. Passou por várias empresas dentro destas áreas (Reckitt Benckiser, Banco Espírito Santo e F. Lima), por agências de publicidade (BBDO, DDB, Leo Burnett e Euro RSCG) e agências de meios (Havas Media e PHD). É licenciada em Economia pelo ISEG, pós-graduada em Marketing Digital pelo ISCTE Executive Education e mestre em Marketing pelo ISCTE. É doutoranda do PhD de Ciências da Comunicação na Universidade Católica Portuguesa. Mentora em vários programas de Mentoria, é igualmente professora convidada no ISEG Executive Education, lecionando disciplinas na área do marketing e media digital. Integra a direção da APPM – Associação de Profissionais de Marketing, sendo responsável pelos APPM Marketing Awards. É autora, com Carolina, dos livros Ser Blogger e Ser Digital. Recebeu em janeiro de 2024, e pela terceira vez consecutiva, a distinção de «Most Admired Media Agency Professional», um prémio atribuído pela nomeação dos marketeers portugueses através de um estudo realizado, a cada dois anos, pela Scopen Portugal.

 

Liderar está disponível nas livrarias numa edição da Casa das Letras com 264 páginas e um PVP de 18,90€.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela