Sábado – Pense por si

C-Studio

Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Programas que transformam competências

Na Católica Porto Business School, além de formação, os executivos transformam os seus percursos profissionais

19 setembro 2024 15:57

A Católica Porto Business School (CPBS) destaca-se pela sua abordagem inovadora e estratégica na formação de executivos. A missão da escola é moldar profissionais para que sejam capazes de enfrentar os desafios de uma sociedade global, sustentável e ética, mediante uma formação que promove o avanço do conhecimento em gestão e economia, com um forte foco na inovação e na mentalidade global. Os programas estão estruturados em seis áreas principais: capital humano e liderança, ética e sustentabilidade, finanças e fiscalidade, gestão, marketing e vendas, e programas setoriais. E são desenvolvidos para responder a um vasto conjunto de necessidades de desenvolvimento profissional. A formação executiva está organizada em quatro grandes categorias: MBA Executivo, um programa em regime de tempo parcial com duração de dois anos; pós-graduações, com programas mais extensos, aproximando-se das 200 horas de contacto, e abrangendo diversas áreas científicas; programas de executivos, estruturados em seis áreas: capital humano e liderança, ética e sustentabilidade, finanças e fiscalidade, gestão, marketing e vendas, e programas setoriais; e programas para empresas, que incluem programas personalizados, desenvolvidos para responder às necessidades específicas das empresas, além de projetos de consultoria e estudos que identificam necessidades de formação.


A Católica Porto Business School faz parte de um restrito grupo de 1% de business schools em todo o mundo que acumulam uma tripla acreditação internacional, a chamada Triple Crown.


João Pinto, dean da Católica Porto Business School


Reconhecimento internacional

João Pinto, dean da CPBS, revela que, em 2023, a escola registou um aumento significativo na participação feminina, com 52% das executivas a optarem pela CPBS para a sua formação. A instituição também tem atraído um crescente número de alunos internacionais (15%), o que reforça a sua reputação global. João Pinto explica que a Católica Porto Business School faz parte de um restrito grupo de 1% de business schools em todo o mundo que acumulam a tripla acreditação internacional, conhecida como Triple Crown. Este reconhecimento, conferido por três das mais prestigiadas agências de acreditação internacionais – EQUIS, AMBA e AACSB –, atesta a qualidade internacional da escola e dos seus programas.

Futuro e inovação

Os desafios atuais na formação executiva estão ligados à reconfiguração dos processos de globalização, que exigem competências avançadas em gestão internacional. Os cursos da CPBS acompanham também as transformações tecnológicas e as mudanças organizacionais e estratégicas decorrentes dessas transformações. João Pinto destaca que a procura por formação executiva tem vindo a crescer de forma significativa, com "alunos provenientes de diversas áreas de atividade que pretendem ascender a cargos de gestão de topo ou redirecionar as suas carreiras para novos setores".

No curto e médio prazo, a CPBS planeia integrar áreas essenciais como inteligência artificial e sustentabilidade em todos os seus programas, já existentes em muitos deles. Adicionalmente, a escola está a concentrar-se na capacitação da gestão das Pequenas e Médias Empresas (PME), através de parcerias com associações empresariais, para melhorar a produtividade e fortalecer as competências dos empresários e dirigentes. João Pinto observa que "a CPBS também tem vindo a trabalhar em parcerias na área de formação financiada pelo PRR, oferecendo várias soluções de bolsas e condições especiais para alumni e organizações parceiras".