Com o crescimento da população mundial, a evolução das alterações climáticas e a limitação da área agrícola disponível, é cada vez mais importante que os agricultores disponham de ferramentas inovadoras que aumentem a sua produtividade de forma sustentável, garantindo a qualidade dos alimentos.
Foi com a missão de desenvolver estas soluções que surgiu, em Santarém, a Asfertglobal, uma PME que é uma verdadeira multinacional portuguesa, com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de produtos agrícolas, incluindo bioestimulantes, biofertilizantes e soluções de biocontrolo. Como explica Joana Lisboa, marketing manager da empresa, "a sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da Asfertglobal e uma alavanca para a sua competitividade". O desenvolvimento de soluções baseadas em microrganismos "permite à empresa oferecer alternativas eficazes que acompanham a evolução do setor agrícola em termos de sustentabilidade", diz.
Desta forma, a Asfertglobal surge como exemplo de dinamismo empresarial aliado à inovação científica, o que justifica a distinção com uma menção honrosa no âmbito do SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME. Esta iniciativa da seguradora Generali Tranquilidade, em parceria com a Sábado e o Correio da Manhã, premeia as PME portuguesas que se destacam por projetos que fazem avançar a sustentabilidade.
Uma referência no mercado global
A Asfertglobal tem atualmente uma forte presença internacional, exportando para mais de 35 países, e conta com uma equipa multidisciplinar de 52 colaboradores. Como nos explica Joana Lisboa, "a Asfertglobal posiciona-se como uma referência no mercado global, apostando na inovação, na biotecnologia e na sustentabilidade para impulsionar uma agricultura mais eficiente e responsável". As principais funções dos biofertilizantes que a empresa desenvolve são a otimização dos recursos do solo, permitindo uma melhor absorção de nutrientes, e o aumento do rendimento, resultando na redução da aplicação de fertilizantes à base de produtos químicos.
Neste contexto, o projeto distinguido no âmbito do SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME foi o Kiplant Endofit, um inovador produto biotecnológico protetor das plantas e estimulante do crescimento, que se destaca pelo potencial na produção de compostos bioativos que impactam diretamente a planta e o microbioma do solo. No lançamento desta solução, Joel Jerónimo, CEO da Asfertglobal, afirmou que, "além de ser um produto com excelentes resultados de eficácia em campo, o Kiplant Endofit está alinhado com as exigências e necessidades dos agricultores e com o quadro regulamentar europeu".
Aposta na investigação tecnológica
Estes produtos inovadores são o resultado de uma aposta constante em inovação científica e tecnológica. Como conta Joana Lisboa, "o modelo de negócio da empresa assenta no conhecimento e na investigação, permitindo responder à crescente procura dos agricultores por soluções inovadoras que melhorem a produtividade das culturas e a saúde dos solos". Neste contexto, explica a responsável, "a empresa trabalha em estreita colaboração com vários centros de investigação e universidades de renome, como a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no desenvolvimento de novas tecnologias adaptadas a diferentes tipos de solo e culturas, garantindo uma agricultura mais sustentável e produtiva", conclui.
O modelo de negócio da empresa assenta no conhecimento e na investigação, permitindo-nos responder à crescente procura dos agricultores por soluções inovadoras que melhorem a produtividade das culturas e a saúde dos solos Joana Lisboa, marketing manager da Asfertglobal