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Quais são as marcas em que os portugueses mais confiam?

Da eletrónica de consumo às telecomunicações. Das agências de viagens às seguradoras. Da cosmética aos cuidados de corpo. Mais de 300 marcas presentes no dia a dia dos portugueses foram avaliadas em 74 setores de atividade em Portugal, na segunda edição da iniciativa Powerful Brand | Marcas com Valor.

09 dezembro 2022 11:52

A iniciativa Powerful Brand | Marcas com Valor teve a sua primeira edição em 2021. Na sua base tem uma ferramenta desenvolvida pela Marktest, que mede o valor das marcas nas dimensões da Sustentabilidade, da Inovação, da Ética e do Propósito da marca. A cerimónia que marcou o fim desta segunda edição foi moderada por Marta Leite de Castro e contou com a presença dos representantes das grandes marcas que se distinguiram no mercado nacional: as Marcas dos Portugueses.

No discurso de abertura da conferência, Nuno Tiago Pinto, diretor da SÁBADO, salientou a importância da parceria com a Marktest. Realçou ainda que a ferramenta desenvolvida para distinguir as Marcas com Valor reflete uma escolha real do consumidor em relação às principais marcas. O facto de a SÁBADO ser uma das marcas com mais força e nome no mercado da comunicação social justificou a associação a esta iniciativa que já vai no segundo ano consecutivo. Nuno Tiago Pinto manifestou ainda o empenho em continuar a distinguir estas marcas no futuro.

Neste contexto, Jorge Fonseca Ferreira, chairman da Marktest, recordou que a Marktest em associação com a Cofina, apostou desde o ano passado nesta iniciativa, de forma diferenciada de muitos outros estudos que procuram distinguir as marcas consoante o seu valor. Sublinhou que o estudo da Powerful Brand não é um prémio para as marcas, e que elas são distinguidas pelos próprios consumidores.

Jorge Fonseca Ferreira acrescentou que a Marktest conduziu este estudo com o mesmo rigor que costuma utilizar no seu conjunto de práticas em termos de estudos de mercado. É um estudo que não se resume a ficar em primeiro lugar ou a receber a estatueta de distinção, pois tem informação muito importante para as marcas relativamente àquilo que os consumidores pensam, e que pode ser extremamente útil na definição das suas estratégias de marketing. O chairman reforçou ainda a aposta da Marktest neste projeto, e a vontade em dar continuidade a esta parceria.