Sábado – Pense por si

C-Studio

Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Os areais madeirenses

Não é apenas em Porto Santo que se encontram praias de areia

22 julho 2020 16:26

A ilha da Madeira tem muitas praias de calhau, mas também algumas de areia, quer amarela, quer preta. Na outra ilha habitada do arquipélago, Porto Santo, a praia dispensa apresentações, pois são conhecidos por todo o lado os nove quilómetros de contínuo areal. Está-se a falar, recorde-se, da Melhor Praia de Dunas no âmbito do concurso 7 Maravilhas – Praias de Portugal.

Voltando à ilha da Madeira, especificamente, e às suas praias de areia, comece-se pela praia de Machico, cujos grãos de areia são amarelos. Desta praia de areia importada pode ver os aviões a aterrar e a levantar voo, pois fica localizada ao lado do aeroporto. A praia de Machico, ou praia da Banda d’Além, é vigiada durante a época balnear, tem restauração, esplanadas e estacionamento.

Igualmente na costa Sul fica a praia da Calheta, também de areia importada de Marrocos. Na Calheta, a primeira localidade na ilha a possuir uma praia artificial, tendo sido inaugurada em 2004, existem quebra-mares, fazendo com que praticamente não existam ondas ou correntes marítimas. Entre os equipamentos à disposição de habitantes locais ou veraneantes estão espreguiçadeiras, chapéus-de-sol e insufláveis. Esta praia é também bastante procurada para fazer canoagem e windsurf.

Na Ponta de São Lourenço fica a Prainha. Uma praia de areia negra de origem vulcânica localizada numa enseada, com águas transparentes e que oferece restaurante, balneários, chapéus-de-sol, espreguiçadeiras e parque de estacionamento.

Na costa Norte da ilha fica a praia do Porto do Seixal. É apenas uma pequena praia de areia negra, mas que tem uma paisagem espetacular das montanhas à volta. Note-se que a praia do Porto do Seixal fica próxima das piscinas naturais locais, onde também pode ir a banhos.

Calhaus rolados

Mais normal é encontrar praias de calhau. Neste caso não se contam pelos dedos de uma mão, uma vez que são várias. Destaque-se o Complexo Balnear Praia Formosa. Porquê? Porque a praia Formosa é a maior praia pública da Madeira, e é um complexo constituído por quatro praias de areia e calhaus rolados. Localizada a oeste do Funchal, esta praia tem ligação à Promenade do Lido e à Promenade que a liga a Câmara de Lobos.

As quatro praias são a Praia Nova, a Formosa, a dos Namorados e a do Areeiro, as quais na época balnear são vigiadas. O complexo tem restaurantes, bares, campo de futebol, balneários, WC, entre outras estruturas de apoio.

Registe-se que existem outros complexos balneares onde pode ir a banhos como são os casos do Complexo Balnear da Barreirinha, do Complexo Balnear do Caniçal, do Complexo Balnear Doca do Cavacas, e não só.

Piscinas naturais de Porto Moniz são um sucesso

Para se refrescar na Madeira também pode optar pelas piscinas naturais. As mais famosas e procuradas por portugueses e estrangeiros serão as de Porto Moniz, que são piscinas naturais de água salgada compostas por rochas vulcânicas nas quais o mar entra naturalmente. O espaço é generoso, as crianças têm a sua própria piscina e parque infantil e há acessos para deficientes. Existem nadadores-salvadores, bar de apoio, balneários ou posto de primeiros socorros. Portanto, não falta nada.

Existem, porém, outras piscinas naturais na Madeira. São os casos das piscinas naturais do Cachalote, também situadas à entrada da vila do Porto Moniz, ou das piscinas naturais do Seixal.