Sábado – Pense por si

C-Studio

Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Conhecimento técnico e consciência humanista

ISCSP aposta na formação integral e na criação de pontes entre academia e mercado de trabalho

14 junho 2024 17:12

Num mundo em constante evolução digital, "as escolas de ciências sociais e políticas enfrentam o desafio de preparar profissionais que não só dominem as ferramentas tecnológicas, mas que também possuam uma forte consciência humanista". Quem o afirma é Ana Paula Ferreira, vice-presidente para a Área Académica do ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, apontando como exemplo o centenário instituto. "Por isso, apostamos num currículo académico que integra disciplinas que promovem o pensamento crítico, a ética e a responsabilidade social", adianta.

"Fomentamos ainda — explica — uma aprendizagem adaptativa e interdisciplinar, encorajando os estudantes a explorar soluções para problemas sociais, numa formação que equilibra competências técnicas com compreensão humana e procurando assim criar pontes entre a academia e o mercado de trabalho."

Situado no Campus Universitário da Ajuda, em pleno coração verde de Lisboa, o ISCSP desfruta da serenidade e beleza natural de Monsanto, e proporciona aos seus estudantes um ambiente inspirador para a procura da excelência académica. "Os numerosos eventos científicos e lúdicos tornam a experiência de estudar no ISCSP e viver na capital verdadeiramente única e emocionante", salienta Ana Paula Ferreira.

Com uma comunidade de quase 5.000 pessoas de 54 nacionalidades e um ensino e investigação de excelência na área das ciências sociais e políticas, o ISCSP promove um ambiente inclusivo e diversificado, em que as diferentes perspetivas são valorizadas. "Acreditamos que só assim será possível preparar os futuros profissionais para liderarem com empatia e integridade num mundo cada vez mais digital e interconectado", afirma.

No próximo ano letivo 2024/2025, inovações e novidades esperam o candidato. Ana Paula Ferreira revela que o ISCSP-ULISBOA implementou com sucesso a "semana de quatro dias", garantindo que as turmas de licenciatura têm sempre um dia livre por semana. Esta abordagem inovadora destaca-se pela eficiente gestão do tempo, o que permite aos estudantes equilibrar melhor a vida pessoal com os estudos.

Ao nível da oferta, destacamos a criação de um novo curso de mestrado em Serviço Social e Sustentabilidade, que, segundo a vice-presidente do ISCSP, tem em vista "o desenvolvimento e a ampliação de conhecimentos e competências de compreensão e intervenção no desempenho de um papel de liderança na promoção da sustentabilidade – sociocultural, económica e ambiental".

Oferta



41

cursos conferentes de grau académico, dos quais:

14

licenciaturas

16

mestrados

11

doutoramentos

A oferta educativa para 2024/2025 trará também algumas alterações aos atuais planos de estudo de algumas licenciaturas. Na oferta especializada e de pós-graduação, também haverá novos cursos que abordam áreas emergentes e cruciais para a sociedade. "Procuramos responder aos desafios contemporâneos através da melhoria contínua e da adaptação dos conteúdos lecionados nos nossos cursos", justifica a vice-presidente.

Ana Paula Ferreira revela que, em 2024, o ISCSP vai dar continuidade ao processo de desmaterialização administrativa e transformação digital em curso, que já permite que todas as interações dos estudantes com os serviços administrativos possam ser realizadas remotamente. "Queremos estar na vanguarda da utilização das ferramentas digitais como forma privilegiada de contacto entre os diversos stakeholders da nossa comunidade", conclui.