O retrato da Coimbra Business School ISCAC é traçado pelo seu presidente, Alexandre Gomes da Silva: "Somos uma escola de portas abertas para o mundo, que nos seus 23 cursos conferentes de grau tenta abraçar todas as áreas das ciências empresariais, criando uma rede de diversidade e transdisciplinaridade que forma cidadãos do mundo e para o mundo."
Um mundo que ao nível da oferta da instituição também se alarga ano após ano.
Para o próximo ano letivo de 2024/2025, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) tem várias novidades e iniciativas na forja. Destaque para o lançamento de novas licenciaturas em áreas emergentes: Ciência de Dados para a Gestão (já em funcionamento), Gestão de Recursos Humanos e Gestão e Inteligência Artificial, esta última ministrada em língua inglesa. Além disso, adianta o presidente, os cursos de licenciatura existentes sofreram atualizações nos seus currículos para incorporar mais conteúdos práticos e interdisciplinares e, sobretudo, programação e análise de dados, garantindo uma formação mais robusta e alinhada com as necessidades profissionais?. "O ISCAC está a adotar diversas estratégias para preparar os profissionais do futuro, combinando a formação técnica e digital com uma abordagem humanista", adianta Alexandre Gomes da Silva. As iniciativas, acrescenta, "visam garantir que os graduados estejam bem preparados para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais digitalizado, mas também sensíveis às necessidades e valores humanos e sociais".
Em março, o ISCAC entregou a primeira proposta de um doutoramento – Ecossistemas Empreendedores e Desenvolvimento Local, que mereceu o parecer unânime dos órgãos da escola. Só foi possível pela reorganização dos docentes em centros de investigação, pois a lei obriga a que 75% dos docentes afetos ao curso sejam do mesmo centro, e naturalmente pela alteração legislativa que permitiu aos politécnicos outorgar doutoramentos.
ISCAC
3.485
alunos
10
licenciaturas
13
mestrados
42
pós-graduações
2
MBA
Pós-graduações e MBA
A escola de Coimbra continua a expandir a oferta de programas de pós-graduação, privilegiando também aqui temas emergentes: Data Analytics, Gestão de Fraude Organizacional e Inteligência Artificial para Executivos, em parceria com a Microsoft. Também os MBA estão alinhados com as necessidades do mercado. De salientar que o MBA em Auditoria teve este ano na sua 17.ª edição a maior participação de sempre.
Alexandre Gomes da Silva refere ainda a cooperação, promovendo parcerias e a internacionalização. Neste campo é de referir a oferta de aulas em inglês para estudantes Erasmus e a presidência da comissão instaladora da União de Escolas de Negócios de Países de Língua Portuguesa. Em preparação está uma Collaborative International Online Learning (COIL) e uma dupla titulação com escolas do Brasil, bem como a participação há mais de 20 anos na Euroweek.
Na vertente da investigação, a estratégia do ISCAC está ancorada no centro de investigação acreditado pela FCT. "Conseguiu-se no espaço de um ano protocolar com a nossa escola irmã do Porto – ISCAP, com a qual partilhamos muitos interesses e sinergias, a criação do polo do CEOS.PP (Centro de Estudos Organizacionais e Sociais) em que o Politécnico de Coimbra figura como instituição de gestão." O centro está agora, tal como os outros centros de investigação, em avaliação pela FCT.
Esta escola de portas abertas para o mundo, na expressão de Alexandre Gomes da Silva, empenhada na educação para uma cidadania ativa, tem uma Comissão para a Igualdade e não Discriminação, um Gabinete de Voluntariado – Voluntas, que com a Associação de Estudantes organiza um conjunto de eventos extracurriculares, uma tuna e uma júnior empresa – ISCAC Junior Solutions (IJS) e muito mais a descobrir…