Secções
Entrar

"Mantém-te aberto a novas ideias e caminhos"

O jovem artista emergente aconselha os candidatos a tirar o maior partido da jornada de descoberta e experimentação que é a universidade.

14 de junho de 2024 às 17:04

Aos 28 anos, César Martiniano destaca-se como um artista abstrato emergente. Natural da ilha Terceira, onde reside atualmente, mostrou já a sua arte em cidades como Paris e Berlim, Florença e Milão, Miami e Nova Iorque. Cá dentro, o seu itinerário contemplou Ponta Delgada e o Porto.  Além da pintura, César dedica-se à sua área de formação: o Design Gráfico. Esta é a sua matriz. O próprio define a sua pintura como uma experimentação constante para encontrar um balanço adequado entre o caos abstrato e a geometria aplicada no design.

A inexistência de oferta de ensino superior a nível artístico na terra natal trouxe-o à ESAD – Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha, onde se licenciou em Design Gráfico. Mais tarde, seguiu para a cidade Invicta e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto fez o mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais. Regressado aos Açores, onde tem estúdio, dedica-se a explorar o seu estilo de pintura e a conectar-se com novos públicos, tendo agendadas várias exposições na Europa e na América do Norte.

Como jovem artista que lutou para ultrapassar as barreiras geográficas e de mercado, César Martiniano é a prova de que com talento, dedicação e estratégia, é possível alcançar o reconhecimento e o sucesso. O mesmo desejo expressa aos candidatos que almejam chegar ao ensino superior, a quem deixa cinco conselhos:


Segue a tua intuição

Eu estava perdido e não sabia o que seguir no ensino superior. Tinha posto na minha mente que ia para Engenharias, contudo, a minha intuição dizia-me que esse não era o meu caminho… escolhi Design e não, nunca, me arrependi. É importante que saibas que quaisquer que sejam as tuas escolhas iniciais vais sempre a tempo de mudar. Tenho amigos que mudaram a meio do percurso académico e neste momento são ainda mais felizes com aquilo que fazem. Quando trabalhas em algo que gostas, os desafios tornam-se oportunidades de crescimento e as dificuldades transformam-se em momentos de aprendizagem e satisfação. Esta paixão irá alimentar o teu empenho e dedicação diários, assim como, também, irá inspirar-te a superar os obstáculos e a inovar na tua área.


Amizades e networking

No meu tempo de faculdade, tive a oportunidade de conhecer estudantes de norte a sul do País e além-fronteiras, além de interagir com diversos artistas e profissionais da indústria. Estas conexões não só enriquecem a tua experiência educacional como também abrem portas para oportunidades futuras, provando serem essenciais para o teu desenvolvimento pessoal, profissional e da tua lista de contactos.


Disciplina e tempo livre

Aprendi a importância de gerir eficazmente o meu tempo entre estudos e tempo livre. A disciplina e o foco são cruciais, não só no ambiente académico, mas também na vida profissional. A capacidade de organizar e priorizar tarefas, manter prazos e gerir múltiplos projetos simultaneamente é fundamental para o teu sucesso como estudante, permitindo-te um equilíbrio saudável entre estudos e tempo para ti.


Mente de explorador

Feedback construtivo

Outros Conteúdos