A indústria criativa dos videojogos está a "subir de nível" em todo o mundo. Atualmente é um dos principais motores económicos e já ultrapassou a indústria do cinema e da transmissão de música. Neste contexto, o PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, enquanto membro integrante do consórcio eGames Lab, está a criar as bases para fazer do gaming um dos vetores estratégicos do desenvolvimento tecnológico da região.
Os primeiros passos já estão a ser dados e a formalização desta aposta estratégica inicia-se já este mês em Évora com o arranque do xBOOST, o programa de aceleração de start-ups na área do gaming, o qual tem por objetivo apoiar jovens empreendedores a "tirar as suas ideias do papel" e a tornarem-se casos reais de sucesso. "O xBOOST é uma oportunidade para novos empreendedores desenvolverem as suas ideias de negócio com impacto numa das indústrias que registam maior crescimento em todo o mundo, a do gaming, e beneficiarem do know-how de mentores especializados para capacitarem as próprias ideias e contribuírem para consolidar a visão que temos de ‘Um Novo Alentejo, Tecnológico e Inovador’", refere Soumodip Sarkar, presidente executivo do PACT.
Para Soumodip Sarkar o programa xBOOST vem ajudar a consolidar a aposta transversal num ecossistema de gaming que tem por objetivo referenciar Portugal no mundo dos videojogos através do eGames Lab, projeto financiado pelo PRR. "Acreditamos que há muito talento em Portugal com ideias brilhantes para o desenvolvimento de projetos na área dos videojogos. O xBOOST quer ser a plataforma que lhes dá o impulso necessário para ‘entrarem em jogo’ e transformarem as suas paixões em negócios viáveis que se traduzam em valor acrescentado para o País e para o Alentejo, em particular, ao mesmo tempo que pode contribuir para a fixação de jovens numa região de baixa densidade populacional face à dimensão do mercado dos videojogos e ao crescente interesse nele", sustenta ainda Soumodip Sarkar, líder de uma infraestrutura na qual estão instaladas mais de 64 empresas, com mais de 550 trabalhadores e que representam uma faturação superior a 50 milhões de euros.
Colaboração entre academia, start-ups e negócios
No horizonte, este projeto, assente na dinamização e promoção de um ecossistema de videojogos, vem dotar o PACT – a par da aposta nos campos da inteligência artificial e robótica de serviços – de uma valência fundamental para o cumprimento da sua missão: de promover e potenciar a estreita colaboração entre a academia, start-ups e o mundo dos negócios. O objetivo é criar, desta forma, uma dinâmica que pretende antecipar os tempos e dotar o Alentejo de uma solução de inovação e desenvolvimento tecnológico única na região.
Há muito talento em Portugal com ideias brilhantes para o desenvolvimento de projetos na área dos videojogos. O xBOOST quer ser a plataforma que lhes dá o impulso necessário para ‘entrarem em jogo’. Soumodip Sarkar, presidnee executivo do PACT