O mercado da climatização em Portugal caracteriza-se por uma dispersão dos serviços: há empresas de projeto que só projetam; há empresas instaladoras que só instalam; e há empresas que, por exemplo, só fazem manutenção. Mas também há exceções a essa regra, e a TECNICLIMA orgulha-se de ser uma delas. Em sentido inverso à referida divisão dos serviços entre muitas áreas de atividade, a qual é "facilitadora da ocorrência de erros", a TECNICLIMA posiciona-se como uma empresa que chama a si tanto a conceção como a implementação dos projetos.
À semelhança das melhores práticas observadas nos países mais desenvolvidos, esta empresa da área da climatização aposta diariamente na capacidade técnica para oferecer ao cliente um serviço completo. "Entendemos que a solução de Contractor é a que melhor responde ao mercado", explica Mário Fernandes de Carvalho, diretor-geral, fundador e CEO da TECNICLIMA. Segundo este responsável, um posicionamento estratégico como o da TECNICLIMA permite a mais-valia inerente à responsabilização de uma única entidade por todo o projeto. "Quem conseguir assegurar estes serviços, conseguirá, simultaneamente, um melhor desempenho na obra", assegura.
Qualidade em vez de facilidade
Numa análise ao setor, Mário Fernandes de Carvalho compreende que os principais desafios das empresas devem passar por acumular e manter indicadores de topo relativos a competência, qualidade e fiabilidade. "Quando só o preço conta, comprometem-se os objetivos dos clientes e por vezes fazem-se coisas que não funcionam. O caminho não poder ser esse."
No caso da TECNICLIMA, enquanto empresa fornecedora de serviços, valoriza-se a qualidade e não a facilidade", trabalhando com elevados padrões de exigência e qualidade. "Damos importância à formação dos nossos recursos humanos, de forma a comprometer todos os nossos colaboradores com o ADN da TECNICLIMA: a defesa dos investimentos dos nossos clientes."