Sábado – Pense por si

C-Studio

Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Pandemia reforça importância da climatização

Os espaços fechados e com deficiente tratamento do ar podem ajudar a potenciar a disseminação de vírus

27 maio 2021 12:59

Pouco mais de um ano passado sobre o início da pandemia de covid-19, uma coisa é certa: os sistemas de climatização ganharam importância redobrada e são aposta forte das famílias. Como se tem comprovado, o contágio nos espaços fechados é cerca de 20 vezes mais provável do que no exterior. Por outro lado, sabemos também que passamos cerca de 80% do nosso tempo de vida em espaços fechados, sejam eles as nossas casas, o nosso local de trabalho, um cinema, teatro ou discoteca e, até mesmo, o local onde praticamos desporto.

E, numa altura em que os elementos da família passam tanto tempo entre quatro paredes, é ainda mais importante manter um ambiente doméstico limpo com ar puro, especialmente em lares com pessoas de risco. Beatriz Cunha, Air Solutions Marketing manager da LG Portugal, considera que "o mesmo se aplica a espaços como escolas e hospitais, onde se reúnem pessoas habitualmente mais vulneráveis, sendo também adequado para escritórios e lojas de retalho, locais de grande movimento".

Na verdade, neste contexto, é fundamental controlar a renovação de ar nos espaços fechados, principalmente quando há ocupação significativa nos locais. Nos sistemas novos, deverá ser acautelada uma boa renovação de ar e nos sistemas existentes, há muita coisa a fazer. Mário Fernandes de Carvalho, diretor-geral e sócio-gerente da Tecniclima, lembra que a maior parte dos sistemas de climatização instalados em Portugal recorrem à recirculação de grande parte do ar. Ora, no atual contexto de pandemia, em que as infeções cruzadas podem acontecer com mais facilidade, "é altamente recomendado arejar os locais, renovando o ar, e evitando a recirculação do ar nas unidades de climatização".

Caso a pandemia continue durante o verão, com altas temperaturas, é possível que algumas diretrizes nacionais sobre como operar os sistemas de ventilação sejam redefinidas. Se a recirculação do ar não for desejável, e não havendo alternativa, melhorar a filtragem dos sistemas é uma opção, instalando filtros mais eficientes associados a sistemas ultravioleta (UV). Um sistema de filtragem do ar com lâmpadas UV-C destrói bactérias e vírus, "no entanto, este tipo de sistema, para ser eficaz, requer ser estudado por profissionais".

Ideias para manter a sua casa fresca no verão que se aproxima:

  • Durante o dia, mantenha os estores, persianas e cortinados totalmente fechados;
  • No final do dia, quando o calor passar, abra as janelas e deixe entrar o ar mais fresco;
  • Aposte em iluminação LED porque faz menos calor e é mais amiga do ambiente bem como mais eficiente em termos energéticos;
  • Não deixe as luzes ligadas: além de gastar mais dinheiro, vai também aquecer a sua casa;
  • Reduza a utilização de eletrodomésticos;
  • As plantas junto à janela funcionam como uma espécie de barreira para a luz solar, ajudando a baixar a temperatura no interior da casa;
  • Pinte as paredes de casa de tons claros, preferencialmente branco, tornando o espaço mais fresco.