Ar condicionado, aquecimento central e mais
Os aquecedores e os ares condicionados são os mais famosos e tradicionais, mas o aquecimento central ganha adeptos
Existem diversos tipos de ar condicionado. Monosplit, ideal para climatizar uma divisão, multisplit, melhor para climatizar duas ou mais divisões, ar condicionado portátil, marcado pela mobilidade e que requer um menor investimento na sua aquisição, ar condicionado de janela, o mais tradicional de todos, cortina de ar, indicada para ambientes comerciais e industriais que necessitam manter a porta de entrada aberta, e não só.
Os ares condicionados, sejam eles de que tipo forem, são os mais famosos sistemas de aquecimento que existem, com a vantagem de conseguir aquecer a casa no inverno e refrescá-la no verão. Muitas vezes são catalogados como caros, dispendiosos. Todavia, atualmente existem no mercado diversas soluções amigas do ambiente, com baixos consumos de eletricidade e para todas as carteiras. É só procurar e aconselhar-se com os peritos.
O dois em um
Outra solução para a habitação nos meses frios é o aquecimento central. Este equipamento aquece todas as divisões e as águas sanitárias, mantendo sempre uma temperatura constante e confortável. Os sistemas mais comuns de aquecimento central integram um gerador de calor, que pode ser uma caldeira ou termoacumulador, por exemplo. Unidades de regulação e controlo. E o sistema de distribuição e emissão de calor, ou seja, tubos, bombas e radiadores onde a água circula, sendo deste modo que leva o calor às diferentes divisões.
Quem procura soluções mais económicas e tradicionais tem ao dispor os aquecedores. Nestes, destacam-se os aquecedores a gás, elétricos e a óleo. Oferta não falta. É uma questão de perceber o que pretende, indo ao encontro da carteira e necessidade de cada um.