Rumo à neutralidade carbónica
VELUX alcança os objetivos de sustentabilidade para 2023 e planeia um futuro livre de combustíveis fósseis em 2030.
É um verdadeiro marco histórico. A VELUX acaba de anunciar grandes avanços na sua estratégia de eliminação progressiva de combustíveis fósseis. Em 2023, a empresa atingiu os 100% de eletricidade renovável documentada e reduziu as emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2e) em 16% em relação ao ano anterior - e mais de 50% em relação a 2020. O Grupo VELUX espera assim alcançar o seu objetivo de reduzir em 100% as emissões de Co2e até 2030, atingindo a neutralidade de carbono nos próximos seis anos.
De acordo com o Relatório de Sustentabilidade da VELUX – empresa que comercializa janelas de telhado, janelas de varanda, cortinas, estores entre outros produtos –, recentemente divulgado, os 100% de utilização de eletricidade renovável documentada foram alcançados através de uma combinação de contratos de aquisição de energia renovável (CAE), instalações solares fotovoltaicas no local e a compra de certificados de eletricidade renovável em países onde os CAE ainda não são viáveis.
Sustentabilidade integrada na gestão empresarial
A somar a estes objetivos, foi ainda possível reduzir as emissões da cadeia de valor em 21%, devido não só à redução dos volumes da cadeia de produção (causados pelo decréscimo do mercado) como aos esforços desenvolvidos para adquirir e implementar materiais com menos carbono nos produtos VELUX (sendo uma redução de 50% das emissões até 2030 o objetivo final).
"Em 2023, integramos totalmente a sustentabilidade na nossa estratégia empresarial" afirma Lars Petersson, Ceo do Grupo VELUX. "Estou satisfeito por termos conseguido novas reduções nas nossas emissões operacionais de CO2 em 2023 e por termos atingido o nosso objetivo de eletricidade 100% renovável. A descarbonização do setor da construção é essencial e acreditamos que os nossos produtos e soluções podem contribuir para isso", conclui.