Uma viagem por sabores e tradições
Pratos de peixe fresco e marisco, deliciosos cozidos e ensopados, queijos renomados e doces tradicionais: estes são os tesouros culinários que adornam as mesas locais
O cozido das Furnas, considerado o ex-líbris da culinária açoriana, é uma maravilha geotérmica, cozinhado lentamente nas caldeiras naturais da Ilha de São Miguel. Enquanto as carnes variadas, enchidos, batatas, cenouras, couves e outros vegetais se combinam numa explosão de minerais e aromas únicos, na ilha Terceira, a alcatra é o deleite que envolve a carne numa textura macia e um sabor profundo, cozida lentamente numa panela de barro.
E numa região onde o mar abraça a terra, a caldeirada de peixe celebra um verdadeiro festival de sabores marinhos. Para os amantes de marisco, as lapas açorianas são uma delícia irresistível, grelhadas e temperadas com alho, manteiga e limão, oferecendo uma textura firme e um sabor salgado levemente adocicado, conquistando todos os que as provam.
Num universo gastronómico tão rico e diversificado, também o Queijo de São Jorge se destaca como um autêntico emblema de sabor intenso e picante, maturado com maestria para conquistar até os paladares mais exigentes. E os bolos lêvedos, tentação da ilha de São Miguel, proporcionam uma experiência irresistível, lembrando os clássicos muffins ingleses e capturando a doçura singular dos Açores em cada pedaço.