Secções
Entrar

"Museu vivo" da cultura do ananás

Centenária plantação de Ananases Augusto Arruda é um cartão de visita de São Miguel

21 de junho de 2024 às 16:25

A plantação de Ananases Augusto Arruda dedica-se à mostra do método tradicional de plantação do ananás em estufa de vidro de São Miguel.

Com mais de 100 anos, a plantação dedica-se à mostra do método tradicional, distinguindo-se como "museu vivo" da cultura do ananás, tendo ao longo de todo ano estufas visitáveis representativas das diferentes fases de desenvolvimento do fruto. Também é caraterizada pela existência centenária com envolvência típica da longa história da plantação.

O que diferencia o ananás dos Açores é o processo de plantação, o que lhe "confere paladar rico e diferente dos demais ananases", explicam os responsáveis da empresa. Além disso, "o próprio processo utiliza métodos mais naturais, fazendo um produto com caraterísticas biológicas ímpares".

A Augusto Arruda tem um passado rico em história, mas os seus responsáveis olham para o futuro e têm como objetivo manterem-se como um ponto de referência da mostra do método tradicional da cultura do ananás em estufa de vidro de São Miguel. "É a nossa prioridade continuar a satisfazer os nossos visitantes, apostando em várias plataformas de informação, e fazendo sempre melhorias internas de modo a acrescentar valor à visita", contam.

Visita que é obrigatória, como obrigatória é a passagem na loja da plantação de Ananases Augusto Arruda, onde pode comprar ananases cultivados, licor de ananás, doce de ananás, chutney de ananás ou mostarda com ananás, piripíri com ananás.

Atração turística
A plantação de Ananases Augusto Arruda é um ponto turístico importante em São Miguel e reconhecido como tal pelo Governo Regional dos Açores. Na plantação, cuja entrada é gratuita, os visitantes podem ver várias estufas em diferentes estágios de desenvolvimento do ananás, de modo a poderem ter uma imagem de todo o processo, que dura entre 18 e 24 meses.

Outros Conteúdos