Alcides: história à mesa
O bife é a imagem de marca de uma casa que é um símbolo de São Miguel. Mas há muito mais para conhecer nesta empresa familiar
O restaurante Alcides é um dos ícones gastronómicos dos Açores. Conhecido nacional e internacionalmente, a iguaria que mais se destaca da casa é o bife Alcides, uma autêntica referência açoriana. "O segredo consiste claramente na sua simplicidade e genuinidade. Estes fatores fizeram com que este prato se mantivesse inalterado de 1956 até aos dias de hoje", começa por explicar Pedro Melo, gestor do restaurante.
O bife Alcides é o chamariz, mas o restaurante tem diversas outras especialidades na ementa. Pedro Melo sente dificuldade em destacar outros pratos, até porque, ao elaborarem ementas diárias, apostam muito na frescura e sazonalidade das matérias-primas dos Açores. Não obstante, acaba por fazer referência "à simples abrótea cozida ou mesmo a língua estufada".
Além da qualidade da comida, o Alcides tem outros atributos que o tornam único. A aposta na inovação é um dos segredos do sucesso do restaurante. "Não podemos estagnar, embora saibamos que temos de defender as nossas raízes. Atualmente, por exemplo, mesmo sendo uma predominante steakhouse, oferecemos um prato vegetariano", informa Pedro Melo. O responsável acrescenta que aquilo que torna único o restaurante é a qualidade no seu todo. "Somos muito criteriosos na escolha de matérias-primas, mas também reconhecemos que temos uma equipa fantástica, num ambiente genuinamente familiar", assegura.
Como empresa, o Alcides mudou muito a nível empresarial. "Tornámo-nos mais fortes, estáveis e, com a maturidade que nos carateriza, percebemos que o importante não é a quantidade, mas sim a qualidade. Esta caraterística distingue-nos, bem com toda a história em nosso redor. Hoje, apresentamos uma estratégia de sustentabilidade de que nos orgulhamos profundamente. Este será sempre o caminho a tomar.
O hotel
Em relação à unidade hoteleira Alcides, complementa-se, em todas as suas vertentes, ao restaurante. "São feitos ambos à imagem um do outro. Tal como no restaurante, optámos por uma pequena unidade hoteleira, que apresenta um ambiente familiar e acolhedor. Temos apostado continuadamente na qualidade e no conforto. Na minha opinião, unidades hoteleiras da nossa dimensão e com as nossas caraterísticas são a chave para o sucesso no turismo dos Açores", afirma Pedro Melo para quem o hotel se distingue por si só. "Quando observamos uma empresa com 68 anos de vivências, quando falamos de um restaurante fundado em 1908, compreendemos que um espaço com estas caraterísticas presenciou um autêntico historial de acontecimentos incríveis. Ter sobrevivido com tanta naturalidade, garante-nos esta genuinidade e certeza que nos distingue, muito focada na qualidade."