Sábado – Pense por si

C-Studio

Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Arquipélago é um exemplo de boas práticas de sustentabilidade

Notoriedade do turismo é reconhecida internacionalmente

02 julho 2020 10:29

No passado, outras crises económicas e financeiras já demonstraram a resiliência do turismo, atividade que conseguiu recuperar de forma rápida, fortalecida e ajustada às oportunidades que foram surgindo. A importância do turismo e a resposta sanitária exemplar dos Açores à minimização dos efeitos da pandemia covid-19 são dois fatores que sugerem que a retoma, podendo não ser necessariamente rápida, será bem-sucedida e que este setor assumirá, novamente, uma posição primordial no desenvolvimento económico e social da região. Isto porque os Açores são um exemplo de boas práticas na área da sustentabilidade, com uma notoriedade internacional positiva, por nos termos afirmado, no mercado turístico, como o primeiro e único arquipélago do mundo certificado enquanto Destino Sustentável. E, naturalmente, esta certificação potencia a nossa atratividade e, consequentemente, o seu sucesso enquanto destino turístico de referência mundial.

Temos feito um caminho ímpar no desenvolvimento do turismo, antecipando um conjunto de trabalhos de organização e de planeamento em prol do território e do setor, estando alinhados com as medidas que hoje se exigem a todos os destinos turísticos mundiais.

Acreditamos que este nosso posicionamento vai ao encontro das motivações daqueles que decidirem viajar: optando por destinos que oferecem condições de segurança sanitária associadas a uma oferta de descanso e lazer desmassificada. Estes fatores, acreditamos, estão a ser primordiais na tomada de decisão dos turistas, colocando-se, inclusivamente, à frente do fator preço.

Neste contexto, os Açores estão mais bem posicionados do que a maioria dos destinos concorrentes. Por isso, atualmente, a estratégia é centrar o esforço de marketing na captação de mercados de alto valor, fomentando o crescimento da procura de visitantes que se apresentem ambientalmente conscientes, que desejem circular por várias ilhas, que também viajem na época baixa, que tenham consumos elevados no destino, que pratiquem muitas atividades ou que tenham tendência a repetir a visita. Mas, a par deste constante e consolidado trabalho de posicionamento do destino, a nossa prioridade é receber os turistas em segurança, para que tenham confiança de escolher os Açores.

Neste âmbito, a retoma da atividade turística está a ser preparada de forma gradual por todos os agentes do setor para que possamos assegurar todas as questões de saúde pública, numa atividade que é essencialmente de pessoas (quem recebe, os açorianos) e para pessoas (os nossos turistas). Entre as várias medidas que implementámos, destaque para o selo Clean&Safe Açores atribuído com base no Manual de Boas Práticas Covid-19 para o turismo nos Açores e respetivas formações setoriais, privilegiando a sensibilização das empresas para os procedimentos de limpeza, higiene e medidas básicas de prevenção e controlo da doença covid-19, o que permite reforçar a confiança de clientes e visitantes.

A par disso, nota para o facto de os Açores terem sido considerados, pela European Best Destination, como Coronavirus Safest Destination, sendo, por isso, um dos destinos mais seguros na Europa em 2020. Para o Governo dos Açores, esta é a prova de que as medidas implementadas e o esforço de todos os açorianos no seu cumprimento estão a ter resultados bastante positivos. É, também, motivo de orgulho no trabalho feito até aqui e é um dos melhores reconhecimentos que poderíamos receber este ano, motivando-nos a continuar o caminho que temos percorrido na retoma turística.

"Estamos preparados para, em segurança, continuar a proporcionar experiências exclusivas, com produtos de excelência, com o privilégio de um contacto forte com a natureza. Esta é a nossa assinatura, e é exatamente aqui que nos mantemos fiéis à nossa identidade, em tempo de viver Açores", diz Marta Guerreiro, Secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo dos Açores.