Secções
Entrar

De prancha na mão

Das ondas do Atlântico às calmas lagoas, há muita água onde alimentar a paixão

02 de julho de 2020 às 10:42

O surf é um desporto que está em comunhão com a natureza. Natureza é o que não falta nos Açores. E spots para os surfistas também não. São Miguel tem muita fama para os amantes desta modalidade desportiva, aliás como o comprova o facto de todos os anos ali se realizar, mais concretamente na Ribeira Grande, na costa norte, o Circuito Mundial WQS. A praia de Santa Bárbara, palco do WQS Prime desde 2010, a baía de Santa Iria, a praia das Milícias, já na capital Ponta Delgada, ou ainda a praia dos Mosteiros são excelentes spots para desfrutar das ondas insulares.

Em São Jorge nota para a Fajã do Santo Cristo, uma das praias cuja visita é obrigatória. Destaca-se igualmente a Fajã das Almas, a sul, um dos spots mais bonitos para os amantes do stand up paddle (SUP), com as entradas e as saídas a fazerem-se por um pequeno cais. A talho de foice registe-se que também em São Jorge a Fajã do Ouvidor é igualmente excelente para esta prática, que não está confinada ali, pois todas as ilhas têm bons spots para fazer SUP.

Na Terceira, a praia da Vitória reúne diversos amantes do surf, sendo o local que normalmente reúne mais surfistas locais. Aqui encontram-se as manobráveis ondas da Riviera e do Vietname e as entradas e as saídas são pelas pedras dos pontões ou pelo areal situado mais a sul.

Windsurf

A baía da praia da Vitória é também um dos melhores spots de windsurf de ondas dos Açores (e kitesurf, já agora), graças ao seu vento forte de nordeste. A praia da Vitória, refira-se, é palco do Azores Windsurf Open Foil Challenge, que junta alguns dos melhores windsurfistas mundiais.

Além da Terceira, pode fazer-se windsurf em vários locais de São Miguel, inclusive na Lagoa das Sete Cidades e Lagoa das Furnas, e também na Meia Broa – Areia Larga, na Madalena, no Pico.

Outros Conteúdos