Secções
Entrar

E assim se passaram 60 anos deliciosos

Restaurante ALCIDES comemora este mês seis décadas. Os pratos únicos confecionados com matéria-prima de qualidade são o segredo da histórica casa.

26 de junho de 2025 às 13:32

Bochechas de porco guisadas, língua de vaca estufada, rabo-de-boi guisado, moreia frita, chicharros recheados, alcatra regional. Curioso? Abriu-lhe o apetite? Pois bem. Estes são alguns dos pratos mais procurados pelos clientes do restaurante ALCIDES, aos quais se juntam os peixes grelhados e cozidos, refeições simples com singularidades muito próprias, tanto pelo uso de matérias-primas pouco comuns como pelo género de confeção.

De facto, está enganado quem pensa que o icónico restaurante de Ponta Delgada "vive" sobretudo do famoso bife com o mesmo nome do restaurante. "É preciso distinguir e separar o nosso cliente turista, do nosso cliente residente. O primeiro claramente procura o nosso Bife ALCIDES. Vêm referenciados pela qualidade e originalidade deste prato. Por outro lado, temos o cliente residente que, embora também procure o Bife ALCIDES, é mais apreciador dos assados e guisados que tanto nos caracterizam", explica Pedro Melo, gestor do restaurante, acrescentando que "na prática e observando históricos de vendas, o somatório de ambos equipara-se". "Para nós este é um motivo de orgulho!"

Um restaurante que é um exemplo

Pedro Melo diz que o êxito do seu restaurante assenta na qualidade da matéria-prima utilizada e a incrível equipa que a suporta. "Temos um enorme orgulho em usar maioritariamente consumíveis açorianos, uma tarefa muito complexa e difícil por todo um conjunto de singularidades inerentes à insularidade dos Açores", recorda.

Dando como exemplo o Bife ALCIDES, em 2024 teve um consumo de "4.524 Kg de lombos de novilho, sendo que 83% de toda esta matéria-prima foi açoriana". "Existe, pois, uma necessidade de adquirir lombos importados, mas apenas o fazemos quando os nossos recursos escasseiam", garante. Esta política tem um impacto financeiro grande no ALCIDES, na medida em que o valor de custo do lombo regional é muito superior ao custo do lombo importado. "Financeiramente, estamos a prejudicar-nos, abdicando de uma margem de lucro superior, em detrimento à qualidade do produto final", conta Pedro Melo, continuando: "Esta é a nossa maior distinção. Um restaurante tão icónico como o ALCIDES, que a 9 de junho fez 60 anos de histórias, não pode ser apenas mais um restaurante. Tem de dar e ser o exemplo para como, seja qual for a empresa, seja qual seja a sua área profissional, qualquer empresa deverá se apresentar ao seu cliente."

Um hotel caloroso e familiar

O restaurante é único. Mas o hotel também é distinto. É diferente em tudo, até na grandeza da sua pequena dimensão. "Olhando para as nossas críticas, claramente o calor humano é o que mais nos distingue. Somos genuinamente calorosos e familiares. Esta é uma maneira de estar que se reflete desde o check-in, à nossa equipa de andares, pequeno-almoço e toda a restauração", afirma Pedro Melo.

O que também favorece a unidade hoteleira é a sua localização. Estar situado no centro histórico de Ponta Delgada, confere uma singularidade quase única. "Resulta daqui uma enorme procura, pois, também nós, como clientes, apreciamos unidades pequenas, excelente localizações e acolhimento acalorado. Assim somos nós", lembra.

Questionado se tem havido muitos hóspedes no Hotel, Pedro Melo responde que as taxas de ocupação aproximam-se quase inevitavelmente dos 100%. "Uma unidade pequena, com as características que já referenciamos, facilmente consegue atingir os seus objetivos. Talvez devido a esta facilidade, temos a preocupação de não elevar as nossas tarifas em demasia nas épocas altas, e este é também uma das razões para que a procura pelo Hotel ALCIDES seja relevante", conclui.

 

Outros Conteúdos