Palavra do ano, personalidade do ano, destino do ano. No início ou no fim de cada ciclo de 365 dias, há distinções e previsões que ditam, nas várias áreas da sociedade, o que está in e o que está out. A tradição dita que, em dezembro, se defina a cor Pantone para o ano seguinte. Em 2020, o Classic Blue foi o eleito e, da moda à decoração, a influência é visível. Na estrada, o novo Ford Puma impõe-se não como o carro do ano, mas da sua vida. Com o Puma nasce uma nova espécie de SUV: arrojado, moderno, confortável, espaçoso, tecnológico.
Com um design distintivo e disruptivo, é o carro com capacidade, literalmente, para fazer parar o trânsito. Adapta-se às múltiplas pessoas, personalidades e destinos, com cinco modos de condução: normal, eco, sport, slippery ou trail. Vestido com a cor Pantone 2020 – ou numa das outras nove cores disponíveis – é o animal de estrada que todos vão querer como companheiro de viagem.
Segurança e conforto
Os termos "condução segura" e "condução defensiva" são teoria obrigatória, mas nem sempre o foco consegue estar 100% na condução. Sim, já todos desejámos que o teletransporte fosse uma realidade, sobretudo quando viajamos em família e as distrações estão à distância de uma birra. O Puma não o vai teletransportar, mas o sistema Ford Co-Pilot 360 garante-lhe uma ajuda extra para que cada viagem comece e acabe em segurança. Com sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e sistema de informação de perigo na via, é o copiloto que não adormece e não se distrai, garantindo toda a informação necessária ao condutor.
Claro que, do centro de uma cidade caótica até ao caminho mais recôndito no meio da serra, há imprevistos que nem o mais atento dos condutores consegue prever. Mas os 12 sensores ultrassónicos, os três radares e as duas câmaras do Puma fazem com que o seu carro consiga prever e alertar o perigo, mesmo antes de ser visível. Com uma classificação de 5 estrelas nos mais rigorosos testes de segurança, o Puma é o SUV para se aventurar, sem riscos!
Segurança e conforto
Todos os estilos cabem aqui
Sacos de compras, malas de viagens, fatos de surf molhados ou botas enlameadas são pesadelos na hora de entrar num carro, principalmente novo. Com o Puma, não há stress. Primeiro, porque tem um sistema de abertura de bagageira em modo mãos livres, para não haver malabarismos com o que tiver em mãos; depois, porque apesar do aspeto mais compacto, é o SUV com a maior bagageira do mercado. São 406 litros de espaço, com uma megabox de 68 litros. Tudo foi pensado ao milímetro para acomodar o máximo de carga e conforto possível. O piso da bagageira é amovível e a megabox conta com um ralo que permite escoar e lavar a sujidade. A área adicional da megabox permite o transporte de elementos mais altos como plantas, pequenos móveis, sacos com tacos de golfe ou mesmo esconder duas malas de cabine de avião!
Como os bons amigos, o Puma mantém-se em contacto mesmo quando não estão juntos. Alia o melhor de um carro prático com o melhor que a tecnologia nos dá: conectividade, mesmo à distância. Através da app FordPass, é agora possível trancar as portas à distância, bem como saber as necessidades do seu companheiro, como o nível de combustível e de óleo ou a pressão dos pneus. E se não souber onde o estacionou, ele avisa-o! E como uma boa relação de amizade também se faz de gestos de cuidado, o novo Puma ainda o brinda com bancos de massagem, para viagens sempre relaxadas.
Ágil, rápido e cheio de personalidade. O novo Ford Puma vai revolucionar a paixão pela condução
Desempenho máximo, consumos mínimos
Esta é uma questão importante e, cada vez mais, na ordem do dia. Queremos um carro mais amigo do ambiente, mais amigo da carteira e que não desiluda nos desempenhos. Seria uma tríade quase impossível, mas esta não é uma palavra que entre no dicionário do Puma, em que ir mais longe é quase obrigação.
A tecnologia Mild Hybrid, desenvolvida de raiz pela Ford, conjuga o melhor dos dois mundos: as duas motorizações híbridas, de 125 e 155 CV, aliam o desempenho de um motor a combustível, com o auxílio de um motor elétrico, que se carrega automaticamente, e que permite reduzir tanto os consumos como as emissões nocivas. Isto traduz-se em consumos entre os 5,4 e os 5,9 l/100 km.
Puma, o planeta agradece… e a carteira também.