Com o fim do mês chega o período mais temido: as contas. Se nalguns meses a fatura é simpática, noutros chega a patamares altíssimos, revelando-se um verdadeiro desafio na hora de equilibrar as finanças. A fatura da energia costuma ser das mais complicadas: com flutuações no valor a pagar consoante o dia e a hora, não é fácil gerir a melhor altura para fazer máquinas de roupa, aquecer a casa ou tomar um banho prolongado. Mas a verdade é que não é preciso ser assim.
Existem vários truques para baixar as contas, desde manter portas fechadas a desligar – mesmo – os eletrodomésticos da ficha. Mas a primeira coisa a fazer é mesmo olhar para a sua fatura de energia. Terá o contrato certo? Com tantas prestadoras de energia a operar no mercado, com um sem fim de tarifas, nem sempre a escolha acertada é evidente.
Mas, se o que quer são custos baixos e controlados, há uma opção segura: a Plenitude oferece-lhe o conforto e a tranquilidade inerentes a uma tarifa fixa – sempre o mesmo valor pela energia consumida, a qualquer hora do dia, a qualquer dia do ano. E ainda por cima uma das mais competitivas do mercado.
Com a Tarifa Fácil Plus, acabada de lançar pela marca, consegue um dos valores de energia mais baratos do mercado. E a maior tranquilidade – os preços são sempre iguais. Ou seja, esta tarifa permite-lhe controlar os custos sem se preocupar com horários ou flutuações do mercado, uma vez que o preço é fixo e previsível. E não é tudo: aqui não há fidelização. A Plenitude compromete-se a não lhe subir os preços durante um ano, mas não lhe exige o mesmo compromisso de volta. Porquê? Porque a marca tem a certeza de que o consumidor vai ficar satisfeito depois de ter experimentado os seus serviços.
Ideal para quem quer estabilidade nos gastos e mais tranquilidade no planeamento do orçamento familiar, em tempos de incertezas quanto aos custos de energia, esta tarifa não só simplifica o controlo do orçamento como representa uma alternativa mais económica para quem procura consumir energia quando precisar sem ultrapassar limites financeiros. Depois, é seguir alguns conselhos que lhe deixamos abaixo. E começar a poupar já no próximo mês.
Dicas para poupança energética
Uma vez contratada a tarifa que melhor lhe convém, há mais truques que pode usar para baixar a conta da eletricidade. Siga estes passos e aproveite a poupança para gastar em algo que o faça feliz.
1 – Aproveite ao máximo a luz natural. Para quê luzes acesas durante o dia? Abra as janelas e aproveite a luz do sol. É gratuita. Apague todas as luzes de casa.
2 – Desligue os aparelhos da tomada. Mesmo em stand-by os aparelhos eletrónicos continuam a gastar energia. Desligue da ficha a televisão, os carregadores de telefone e as colunas de som quando não os vai usar.
3 – Ajuste as temperaturas do frigorífico e do congelador. Quanto mais baixas as temperaturas escolhidas, mais energia vai gastar. Verifique quais as temperaturas que tem marcadas. É possível que não sejam necessárias e que temperaturas mais altas sejam suficientes para conservar os alimentos.
4 – Invista em eletrodomésticos eficientes. Nem todos os eletrodomésticos são iguais. Quando os for substituir, escolha modelos com eficiência energética A+ ou superior. Podem ser um pouco mais caros na altura da compra mas vão-lhe poupar dinheiro todos os meses.
5 – Instale um termóstato programável. Quantas vezes não tem o aquecimento ligado com a casa já quente? Ou se esquece de desligar o ar condicionado? Instale um termóstato programável e garanta que a casa está sempre à temperatura ideal, gerindo assim automaticamente os sistemas de aquecimento ou arrefecimento.
6 – Manter o frigorífico fechado. Cada vez que a porta é aberta gasta mais energia. Pense no que precisa, tire tudo de uma vez e volte a fechar o mais rapidamente possível.
7 – Desligue as luzes. Parece óbvio mas a verdade é que temos tendência a deixar luzes acesas. Apague-as sempre que sair de um quarto e, claro, sempre que sair de casa.
8 – Trocar as lâmpadas para lâmpadas LED. As lâmpadas LED são muito mais eficientes: não só duram mais tempo como consomem muito menos energia que as lâmpadas tradicionais. Troque e comece a poupar.
9 – Use as maquinas de lavar com eficiência. Não faça cargas pequenas, espere até estarem cheias. E use os programas económicos. Podem parecer gastar mais mas é um engano. Embora sejam mais demorados usam temperaturas mais baixas gastando menos energia no total. É válido tanto para as máquinas de loiça como de roupa
10 – Analise as várias tarifas do mercado. Veja com atenção as tarifas oferecidas pelas empresas prestadoras de energia e faça a escolha mais acertada, sem medo de trocar. A eletricidade é toda igual. A conta é que não.
Consumo inteligente: poupança hoje, sustentabilidade amanhã
Adotar práticas de consumo inteligente e fazer escolhas acertadas no que diz respeito à tarifa de energia são passos fundamentais para poupar na fatura e manter o conforto de casa. Com as dicas apresentadas, pode reduzir significativamente os custos energéticos e gerir o seu orçamento com maior tranquilidade.
Optar por uma tarifa estável como a oferecida pela Plenitude permite alcançar uma previsibilidade essencial nos dias de hoje, promovendo um controlo eficaz das despesas mensais. Estes ajustes não só proporcionam poupança no imediato, mas contribuem também para um futuro onde a eficiência energética é uma prioridade e o desperdício é minimizado.