Já começaram as inscrições
A Sociedade Ponto Verde está a promover a participação comunitária ativa, afirma Ana Trigo Morais. E assim é. Até 31 de julho, podem candidatar-se ao prémio "Junta-te ao Gervásio" cidadãos individuais ou em grupo (empresários, condomínios, agrupamentos de escuteiros), entidades de proximidade (associações, fundações, cooperativas, pequenas e microempresas) e juntas de freguesia de todo o território nacional.
Projetos avaliados em três frentes
Cabe ao júri avaliar as propostas nas três dimensões que compõem a missão da Sociedade Ponto Verde – Inovar, Evoluir, Reciclar. Neste sentido, serão tidos em conta o caráter inovador dos projetos, o seu impacto económico, social e ambiental e a promoção da prática da reciclagem de embalagens.
Com certeza, boas ideias não faltarão. E como o que é bom é para se ver – ou para se refazer –, os melhores projetos poderão ser uma referência e um ponto de partida para a sua replicação noutras regiões, em benefício de mais pessoas e do ambiente, como sublinhou a CEO da Sociedade Ponto Verde.
Por fim, mas não menos importante, há muitos prémios para os vencedores, desde uma obra de arte feita com materiais reciclados até prémios monetários e menções honrosas.
Mais um passo no caminho da sustentabilidade
Organizar a retoma e valorizar os resíduos de embalagens, promovendo a economia circular, bem como sensibilizar os portugueses para as melhores práticas ambientais, faz parte da missão assumida pela Sociedade Ponto Verde.
O concurso "Junta-te ao Gervásio" é mais um passo de gigante, ao inspirar, premiar e dar visibilidade a cidadãos, entidades e freguesias nacionais de norte a sul do país que tanto têm feito em prol da sustentabilidade.
O Prémio "Junta-te ao Gervásio" é promovido pela Sociedade Ponto Verde e conta com o apoio da APA -Agência Portuguesa do Ambiente e ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias, com o ISCTE Executive Education como knowledge partner.